Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Campeonato ganha promoo

26 de Abril, 2016

Sondagem online, 57 por cento dos leitores consideram o acordo favorvel imagem do Girabola

Fotografia: Jornal dos Desportos

A maioria dos internautas que participaram no inquérito promovido pela Angop à propósito do acordo entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e a estação televisiva ZAP, para transmissão do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, aponta a promoção da prova como principal ganho.

De acordo com o resultado da sondagem online, iniciada a 11 de Fevereiro do corrente, 57 por cento dos leitores da página consideram o acordo favorável à imagem do Girabola, enquanto 38 por cento acham que dá visibilidade à estação televisiva e só cinco por cento acham que pode evitar desistências da competição.

O questionário centrou-se no tema: "Qual o principal ganho do acordo ZAP/FAF sobre transmissão televisiva do Girabola?" e foram apresentadas as seguintes três opções: "Promoção do Girabola", "Fim das desistências" e "Visibilidade da ZAP".

A operadora de televisão por satélite é o patrocinador oficial da principal competição de futebol em Angola durante os próximos três anos, depois do vínculo estabelecido a 27 de Janeiro de 2016, em Luanda, no acto com a presença do secretário-geral da FAF, José Cardoso de Lima e o director da ZAP, Nuno Aguiar, passou o evento a denominar-se Girabola ZAP.

O patrocínio da ZAP, o suporte indirecto dos custos de arbitragem, a introdução dos exames anti-doping, a obrigatoriedade da licença da CAF aos treinadores, entre outros, constitui novidades da principal disputa futebolística do país introduzida nesta temporada.
      
A 38ª edição teve início no dia 19 de Fevereiro. Participam na prova o Petro de Luanda, 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA), Recreativo da Caála, 1º de Maio de Benguela, Porcelana do Cuanza Norte, Recreativo do Libolo, Académica do Lobito, Kabuscorp do Palanca, Benfica de Luanda, Progresso da Lunda Sul, Sagrada Esperança da Lunda Norte, Progresso do Sambizanga, 4 de Abril do Cuando Cubango, Interclube e Desportivo da Huíla.

O campeonato até ao momento já fez disputar nove jornadas em que se verificaram uma vezes goleadas noutras equilíbrios entre as grandes equipas e as novas em termos de resultados.