Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Coqueiros e Buraco em polvorosa

Betumeleano Ferro - 11 de Março, 2019

A Acadmica do Lobito tem alternado entre o bom e o mau no seu reduto

Fotografia: Edies Novembro

O foco da 19ª jornada está nos jogos dos candidatos, excepto o Petro de Luanda, que não defronta o Sporting de Cabinda, uma vez mais as afrotaças a adiar os tricolores, mas há \"pratos quentes\", que podem dar o que falar sobretudo o Académica do Lobito - FC Bravos do Maquis, no Buraco; Progresso Sambizanga - Sagrada Esperança, Coqueiros, e sem esquecer o Cuando Cubango FC  - Saurimo FC e Recreativo do Libolo - Clube Recreativo da Caála (CRC), todos eles embates cheios de interesse marcados para as 15h30.
A Académica do Lobito tem alternado entre o bom e o mau no seu reduto, o FC Bravos do Maquis faz o mesmo nas suas deslocações extramuros. Ainda bem que, neste quesito, há semelhanças entre os contendores, porque quando o apito soar eles vão tentar fazer o desempate. É ponto assente que se isto ficar evidente na atitude competitiva dentro do relvado, ninguém vai se arrepender por estar no Buraco, o contrário sim vai acontecer, nenhuma das equipas luta pelo título, estatuto de grandes também não têm, mas podem fazer um jogo acima da média.
Os Coqueiros também podem ter uma tarde quente, por causa do Progresso - Sagrada, é possível que o técnico Hélder Teixeira esteja ansioso, para provar que com ele no banco o empate seria pouco na primeira volta. Realmente, os sambilas sobreviveram à saída inesperada do seu treinador, agora é chegada a hora de Hélder Teixeira usar os mesmos truques que têm dados grandes resultados, para conduzir a sua equipa a mais um êxito no campeonato.A época dos diamantíferos está a ser feita sem brilho, a intermitência de resultados explica a fraca pontuação, mesmo com um jogo em atraso a equipa só amealhou 19 pontos, uma média muito fraca para quem entrou no campeonato cheio de planos.
O Progresso é um concorrente directo, assim é justo pedir ao Sagrada para que faça a sua parte, a fim de entrar na discussão do resultado. Ficar na expectativa, para desferir um golpe de eficácia, pode não ser a melhor atitude contra um adversário equivalente.
Os recreativos do Libolo e da Caála medem forças no estádio de Calulo, com os olhos firmes nos 3 pontos que podem valer um extra, as duas equipas às vezes travam duelos renhidos, por isso é justo falar em rivalidade, que é capaz de aumentar de tom no final do jogo, dependendo do placar final.Quase sem chances de aspirarem a muito mais, quer o Libolo, quer o CRC, estão empenhados agora em recolher o máximo número de pontos possíveis, para terminarem num lugar mais condigno, a segunda volta mal começou mas é o momento certo para acelerar o passo a fim de encarar as próximas jornadas sem muita carga emocional.
A luta pela manutenção é o tema do duelo Cuando Cubango FC - Saurimo FC, que se realiza no estádio dos Eucaliptos, no Cuito, este jogo é decisivo para os dois contendores, os anfitriões beneficiaram das \"férias\" do rival para fazer uma ultrapassagem capaz de ser decisiva a partir de agora. A maneira como o Cuando Cubango veio a Luanda derrotar o Interclube na jornada passada, é um sério aviso para os lundas, o êxito contra os polícias tem de ser associado a boa entrega verificada antes contra o Kabuscorp e Petro, nesses dois jogos houve derrota mas a revolta estava presente, pelo que o Saurimo se acautele para ver se consegue devolver nos Eucaliptos a lanterna vermelha aos donos de casa.