Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

DAgosto enfrenta Cuando Cubango FC

Paulo Caculo - 05 de Outubro, 2019

Militares no devem efectuar alteraes equipa titular responsvel pelo xito na competio africana de clubes

Fotografia: Kindala Manuel | Edies Novembro

O 1º de Agosto quer fazer dos «louros» colhidos na Liga dos Campeões Africano, um bom pressagio para manter ininterrupta a senda de vitórias no Girabola Zap. O campeão nacional espera, por isso, amanhã, no Cuito, justificar todo o favoritismo que lhe é atribuído no embate frente ao Cuando Cubango.
Embora durante as sessões de treinos realizadas no estádio França Ndalu, a equipa  técnica deixasse transparecer a ideia de voltar a promover ao grosso de titulares o guarda-redes Ndulo, à semelhança do que aconteceu no jogo com Santa Rita, no treino derradeiro realizado na manhã de ontem, Dragan Jovic baralhou as opções.  
Seja como for, se à baliza a dúvida reside em confirmar quem será o titular entre Toni Cabaça e Ndulo, já na defesa partem em vantagem de formar a dupla de centrais Bobó e Massunguna, ainda que no embate da segunda mão frente ao Green Eagles, para a liga africana, o dueto tivesse deixado uma exibição com alguns furos abaixo do que têm habituado os adeptos.
Completam a defesa os laterais Paizo e Isaac, enquanto Macaia e Kila serão os «pivots» defensivos. Buá, Ary Papel e Zito Luvumbo serão os médios construtores do caudal ofensivo, que voltará a ter em Mabululu a principal unidade do ataque.

“RESPEITO PELO ADVERSÁRIO”
Filipe Nzanza traduziu ontem, momentos antes da viagem da equipa, o sentimento e objectivos da equipa no jogo de amanhã, no Cuito. O técnico adjunto do 1º de Agosto fez questão de assegurar, que o grupo não altera os propósitos no campeonato.
"O 1º de Agosto encara todos os jogos com objectivo de vencer. Este não foge à regra. Vamos ao Cuito para conquistar mais três pontos, mas sabemos que não será um jogo fácil. Respeitamos o adversário, mas queremos vencer o jogo", disse à imprensa.
O auxiliar de Dragan Jovic na equipa militar não escondeu, também, a enorme satisfação do plantel pelo excelente momento que atravessa, sobretudo após a recente entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões de África.       

PROMETE TRAVAR 1º DE AGOSTO
Técnico do Cuando Cubango reforça discurso de vitória 
 

O discurso de vitória sobre o campeão 1º de Agosto, no jogo marcado para amanhã às 15h30, no estádio dos Eucaliptos, no Cuito, foi reforçado ontem nas hoste da equipa do Cuando Cubango FC. O treinador Albano César é a voz de comando na formação de Menongue, que está motivada para a conquista dos três pontos, e cimentar a sua posição, entre os cinco primeiros da tabela classificativa.
Desforra é igualmente a palavra de ordem no seio do Cuando Cubango FC. Tudo porque no primeiro jogo entre as suas equipas, disputado o ano passado, nos Eucaliptos, o 1º de Agosto venceu (1-0) com golo de Mabululu. Por isso, para amanhã, existe somente o sentido de triunfo, não obstante o elevado número de adeptos dos militares, que vão marcar presença no estádio.
O capitão Lito também alinha no pensamento do treinador Albano César. Ou seja, vencer o 1º de Agosto, em casa, é único objectivo. 
“Queremos ganhar, por isso nos preparámos para esse desafio”, afirmou.
Ainda eufóricos com a vitória fora de casa, diante do FC Bravos do Maquis (2-1), a equipa de Albano César pretende fazer o inédito, vencer e conquistar os primeiros três pontos ao 1º de Agosto, que entra como favorito no jogo.
O treinador Albano César pediu os adeptos da equipa, que estejam em massa no campo, pois, “vamos necessitar do apoio de todos para atingirmos o objectivo, que é vencer o jogo”, disse.
Com a presença do 1º de Agosto no Cuito, a cidade capital do Bié começou a ser “invadida” por muitos adeptos do futebol, provenientes das províncias vizinhas do Cuando Cubango, Moxico e Huambo.
As entradas ao estádio dos Eucaliptos vão ser rigorosas, segundo o secretário-geral do Sporting do Bié, Adolfo Ukuassapi, na qualidade de gestora do campo. O responsável leonino disse, que vão colocar à venda cinco mil bilhetes para o jogo de amanhã. 
“Para o jogo Cuando Cubango FC- 1º de Agosto temos cinco mil bilhetes disponíveis na sede do clube. Os preços variam de mil a 2500 kwanzas”, afirmou.
Estão igualmente em prontidão, para além do efectivo da Polícia Nacional, o pessoal das Forças Armadas, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, INEMA e  Cruz Vermelha de Angola. JOÃO CONSTANTINO
E  XAVIER CANDUMBA, NO CUITO