Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

David deixa Domant do Bengo

Augusto Panzo - 05 de Junho, 2015

Presidente da Federao Angolana de Futebol reagiu com ponderao s declaraes de Horcio Mosquito presidente do Cala

Fotografia: M.Machangongo

O avançado David (a seu pedido) e o defesa esquerdo Yamba Asha constam da lista dos jogadores dispensados do plantel do Domant FC do Bula Atumba, soube ontem o Jornal dos Desportos do director-geral do grémio do Bengo, Jorge Paulo.   

O executivo da equipa que ocupa a penúltima posição da tabela de classificação do Girabola 2015, informou que da lista constam igualmente os médios Messi, Nanu, Baresi, Amoroso e Dewiwa, bem como o guarda-redes Jesus.

"Ainda não se trata de dados concretos, porque precisamos rever a situação de alguns deles, mas é ponto assente de que o leque de jogadores acima citado vai mesmo deixar a equipa, sendo que alguns deles o farão por vontade própria e outros por fim de contrato", esclareceu.

Com base nisso, a direcção do clube do Bengo entrou no mercado e pode contratar o ponta-de-lança cabo-verdiano Fufuco, que na primeira volta do campeonato esteve ao serviço do Recreativo da Caála.

Também são dados como certos no plantel do Domant FC do Bula Atumba, para a segunda volta do campeonato, o central Zé, proveniente do Interclube, o lateral esquerdo História, saído do Progresso Sambizanga, Dadão Bille e Luís, ambos vindos dos juniores da formação do 1º de Agosto.

De entradas não é tudo. O JD apurou que o guarda-redes Julião, também dos quadros do 1º de Agosto, vai reforçar o Domant FC do Bula Atumba, apesar da sua situação não estar ainda completamente resolvida. 

Com o Girabola 2015 a observar um interregno de 40 dias, em virtude dos compromissos da Selecção Nacional que prepara as eliminatórias ao CHAN 2016 e CAN 2017, a direcção do Domant FC, segundo Jorge Paulo, concedeu férias colectivas aos jogadores.

"Dispensámos o grupo para 10 dias, a contar da passada segunda-feira (dia 1), porque como é sabido, o Girabola está a viver uma pausa, devido ao fim da primeira volta. Acho que retomamos os trabalhos a meio da próxima semana, porque vamos ter um jogo da Taça de Angola no dia 17 do corrente", revelou.


PAUSA NA PROVA
Joan Oliva em Espanha


 O treinador principal da equipa do Domant FC do Bula Atumba, Joan Pena Oliva, está desde segunda-feira última, no seu país, Espanha, com o fito da matar saudades com a família, depois de longo tempo de separação por razões profissionais, uma vez que o Girabola observa uma pausa de 40 dias. 

"Como o Girabola está de pausa, o treinador Joan Oliva também aproveitou essa oportunidade, para visitar a sua família na Espanha. Ele é capaz de regressar na próxima semana, dias antes da retomada de trabalhos de preparação da equipa, visando o jogo dos 16 avos da Taça de Angola, que está previsto para o dia 17 do corrente, na cidade de Benguela, com o representante daquela província", afirmou o director-geral do clube, Jorge Paulo.

Enquanto isso, a direcção do Domant FC está empenhada na resolução dos problemas administrativos, inerentes às dispensas e aquisições de
jogadores, referentes à segunda fase de inscrições, conforme estipulam os regulamentos da Federação Angolana de Futebol (FAF)."Estamos a aproveitar igualmente essa pausa, para tratarmos das dispensas e inscrição de novos jogadores, tal como mandam os regulamentos da própria FAF. As coisas estão bem encaminhadas nessa vertente", assegurou.

A equipa do Domant FC do Bula Atumba conseguiu quatro vitórias, um empate  e dez derrotas na primeira volta do Girabola de 2015, terminando em 15º lugar da tabela geral de classificação, situação que a direcção daquele clube pretende inverter na segunda fase do campeonato, o que a leva a efectuar algumas aquisições de jogadores para dotar a equipa de mais capacidade na luta pela permanência na prova.                              
AP


TORNEIO EM WINDHOEK
Domantinos falham
participação


 A equipa do Domant FC do Bula Atumba vai falhar a participação num torneio de futebol, que vai decorrer em Windhoek, República da Namíbia, agendado por equipas angolanas em aproveitamento da pausa de 40 dias que o Girabola vai observar, devido aos compromissos internacionais dos Palancas Negras, traduzidos na disputa dos jogos eliminatórios do CHAN de 2016 e do CAN 2017.

O Jornal dos Desportos soube do director-geral do grémio do Bengo, Jorge Paulo, que renúncia do Domant FC em não participar no referido torneio, prende-se com o facto de uma possível mudança brusca de clima, pois, enquanto em Angola se vive uma estação seca muito quente na região Norte do país, da qual o clube desistente pertence, na Namíbia a situação é inversa, que se traduz em muito frio, o que poderia causar outros problemas na saúde dos atletas.

Para além da formação do Domant FC que já anunciou desistência no torneio, a competição tem como prováveis  participantes, o Progresso da Lunda Sul, Recreativo da Caála, Interclube e Progresso Sambizanga.    Para colmatar o defeso que se observa no Campeonato Nacional, a equipa do Bengo vai organizar outro torneio de carácter interno, que visa assinalar os 10 anos da existência do clube, e que poderá contar com a participação das equipas do Mpatu a Ponta, Académica do Panguila e Escorpiões de Viana.

O Domant FC do Bula Atumba, que joga pela primeira vez o Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola, ocupa a 15ª posição (penúltima) da tabela de classificação com 13 pontos, menos 17 que o líder Recreativo do Libolo e mais um que o último colocado, o Recreativo da Caála.

Na 16ª jornada do campeonato, primeira da segunda volta, o Domant FC do Bula Atumba defronta no dia 11 de Julho, em Saurimo, a formação do Progresso da Lunda Sul. Na primeira volta, o grémio do Bengo venceu por 2-1. 
AP