Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

David satisfeito no Progresso

Avelino Umba - 02 de Agosto, 2016

David depois de meia poca ao servio do Atltico Sport Aviao o mais recente reforo do Progresso Sambizanga.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O avançado David, depois de meia época ao serviço do Atlético Sport Aviação (ASA), é o mais recente reforço da equipa de futebol do Progresso Sambizanga, clube onde diz estar muito satisfeito. O jogador elogia a forma como foi recebido nas hostes dos "sambilas", sobretudo pelos colegas. "Estou a gostar de tudo, encontrei um grupo coeso, onde a maior parte dos colegas já conhecia", disse ao Jornal dos Desportos.

"Tive boa recepção e estou a sentir-me em casa. Isso é muito bom para um jogador novo que vem de um outro clube. Tenho recebido muito apoio e de certeza que vão continuar a dar ao qual seguramente vou retribuir" disse, disse ao Jornal dos Desportos.

"Fiquei surpreendido com a forma como me adaptei rapidamente ao grupo, embora tenha que me adaptar mais ainda a cada vez mais. Estou à vontade", declarou David que voltou a estimar o trabalho feito pelo técnico Albano César.

O jogador, que não revelou o tempo de contrato com os "sambilas", disse que foi mobilizado para ajudar a equipa a atingir os objectivos traçados pela direcção.
"O meu forte é mostrar o que sei fazer. Deste modo, não vai fugir à regra nesta equipa que já quis representar há um bom tempo. Agora resta-me trabalhar para dar alegria aos adeptos do clube ", sublinhou.

Com 34 anos de idade, "Rei" David, como também é conhecido terminou o seu vinculo contratual com o clube aviador.
 Além do Progresso Sambizanga David foi pretendido por outros clubes. Questionado sobre a razão que o levou para o Progresso esclareceu, que "nós somos profissionais, e como tal, temos que estar preparados para qualquer mudança.

Houve por parte do Progresso interesse em contratar-me, e como também foi sempre meu desejo um dia vestir a camisola dos Sambilas, achei o momento certo para o preto no branco, a julgar pelo desejo que nutria pelo clube " realçou.

SATISFAÇÃO
“Foi uma boa estreia”


A estreia do avançado na sua nova equipa, entrando aos 50 minutos do tempo complementar, diante do Porcelana FC culminou com vitória, por 2-0, no estádio dos Dinizes na cidade de Ndalatando,  no jogo da 16ª Jornada do Grabola Zap.

O Porcelana, disse, encontrava-se numa altura complicada em termos financeiros, mas, dentro das quatro linhas, as coisa foram diferentes.
"Foi uma boa estreia, embora tenha actuado apenas 40 minutos, até porque o resultado fala por si".

"Sabíamos que iríamos enfrentar uma equipa que não vivia bem financeiramente, mas, dentro do campo, as coisas não foram assim tão fácies", argumentou.
O jogador, todavia reafirmou ter feito um bom jogo no qual saiu feliz pelo facto de ser o seu primeiro jogo na sua nova equipa, pois, nada melhor do que sair com os três pontos no cumprimento dos seus objectivos.

NO ATAQUE
Concorrência com  Yano é salutar


A concorrência no sector atacante entre David e Yano, de acordo com o jogador, é bastante satisfatório, na medida em que os dois estão para ajudar a equipa a realizar jogos para conquista de vitórias.

"Sou mais uma peça no plantel , vim, repito, para ajudar a equipa para os objectivos preconizados pela direcção do clube. É salutar e respeito muito o meu colega Yano, um jogador muito inteligente e com uma margem ainda de muita progressão" frisou.

Com perspectivas bastante optimistas na presente prova, David acredita que a equipa tudo está a fazer para terminar nos melhores lugares na tabela classificativa.

Chamado a falar sobre o futebol nacional, o avançado dos "sambilas" afirmou que precisa de muito trabalho para aquilo que se pretende. "O futebol nacional anda um pouco decaído. Precisa de muito trabalho para aquilo que se pretende", precisou. Formados nas escolas dos Flaminguinhos, com passagem pelo ASA, 1º de Agosto, Petro de Luanda e hoje nas vestes do Progresso Sambizanga,

David reconhece que, nos últimos cinco anos, a maior prova de futebol nacional não tem sido fácil para qualquer equipa. "O campeonato em si está a ser muito renhido. As equipas estão a lutar de igual para igual de forma a conquistar os seus objectivos e o Progresso Sambizanga não foge à regra", destacou.

O avançado,  melhor marcador em 2009 pelo Petro de Luanda, com 19 golos, acha que as últimas jornadas vão ser proveitosas, principalmente por ter enfrentado uma equipa de alto nível de igual para igual. 

Agora, disse o jogador,  "espero ter bom rendimento diante das outras equipas para encerrar o ano de uma forma ainda mais tranquila".

"A equipa iniciou a segunda volta  de forma bastante proveitosa. Iniciámos com o Porcelana FC, a quem ganhamos, por 2-0, e com o 1º de Agosto com quem empatamos, a 1-1. Foram os jogos montados com uma boa estratégia Por isso, acredito que o grupo tem uma avaliação boa para terminar bem a prova" disse. 
AU