Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Derbi das multidões

15 de Setembro, 2017

O líder 1º de Agosto, com 54 pontos, visita este domingo, no estádio dos Coqueiros (17h30), o Progresso do Sambizanga,

Fotografia: Jornal dos Desportos

A medida que o campeonato nacional caminha para o seu término, cresce a expectativa em torno da disputa para conquista do título e as três equipas que descem de divisão. Se no despique para o ceptro as atenções estão centradas para o líder, o segundo classificado e sem descurar o terceiro, na fuga para despromoção cinco formações procuram à fuga.

Quando faltam cinco jornadas para o cerrar das cortinas, os desfechos da ronda desta semana podem começar a definir algumas posições e obrigar as equipas técnicas preparem as máquinas calculadoras.

O líder 1º de Agosto, com 54 pontos, visita este domingo, no estádio dos Coqueiros (17h30), o Progresso do Sambizanga, sexto colocado com 37, em jogo de destaque desta ronda no  Girabola Zap 2017.

Num dos derbi mais antigos da capital, o jogo é aguardado com algum entusiasmo pelos amantes do futebol, em particular para os adeptos “agostinos”, que querem ver a sua formação no top da classificação.  

Depois da goleada de 4-0 na primeira volta, os militares, a jogarem na condição de visitantes, terão de se empenhar para superar os anfitriões, que vêm no duelo a oportunidade para desforra.

Ambas vêm de resultados diferentes na jornada anterior, sendo que o clube rubro e negro, campeão nacional, venceu o seu arqui-rival Petro de Luanda, no 11 de Novembro, com único golo de Bobó, enquanto a turma “Sambila” caiu na Caála diante do Recreativo local, por 0-1.

Outro jogo a despertar atenção é entre o Petro de Luanda e a Académica do Lobito. Os tricolores, segundos colocados, com 53 pontos, entram em campo um dia antes (sábado), no estádio 11 de Novembro, e em caso de vitória podem reassumir, ainda que provisória, a liderança da competição.

Em relação as equipas do fundo da tabela o Santa Rita, que alterna as boas com más exibições recebe o Desportivo, ao passo que o Progresso da Lunda Sul tem missão complicada na recepção ao Kabuscorp do Palanca. Por último, o JGM desloca-se ao 22 de Junho ao encontro do Interclube, adversário que perdeu apenas um jogo em casa.