Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Desportivo almeja melhorar classificao da poca de 2009

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 07 de Fevereiro, 2010

Tcnico do Desportivo da Hula

Fotografia: Jornal dos Desportos

A melhoria da classificação obtida na época de 2009 (10º lugar) e a manutenção na Primeira Divisão são as metas traçadas pela equipa técnica do Clube Desportivo da Huíla, CDH, para a presente temporada futebolística. António Barbosa, técnico principal da formação militar da Região Sul, disse não possuir ilusões para grandes ambições. Por isso, para o Girabola de 2010, assegurou que "a meta continuará a ser a luta, com todas as dificuldades, pela manutenção da equipa na Primeira Divisão.

Não temos ilusões de grandes ambições".Para o efeito, no âmbito da preparação da equipa, o Desportivo da Huíla efectuou quarta-feira, no Lubango, o primeiro desafio amistoso da pré-temporada no renovado estádio do Benfica local, tendo vencido por uma bola sem resposta. Nesse desafio, assistido por muito público, a formação do Desportivo da Huíla apresentou-se um pouco presa, talvez resultante do trabalho que se está a realizar nessa fase.

De acordo com António Barbosa, o primeiro teste foi proveitoso, pois, permitiu tirar algumas ilações sobre os jogadores. Além disso, o técnico do grémio militar da Região Sul ficou satisfeito com a integração dos novos jogadores, com realce para Kikas e Zinho, este último de 18 anos de idade, e que jogou como líbero."Acho que não deu para ver muita coisa visto que foi o nosso primeiro jogo-treino que realizámos, numa gentileza do Benfica do Lubango.

Eles (Benfica) também estão com as mesmas dificuldades que nós, pois, não existem equipas aqui na nossa zona para efectuar jogos amistosos. Foi muito bom. Por ser o primeiro teste não deu para fazer uma avaliação mais apurada", ressaltou António Barbosa.
O segundo teste do Desportivo da Huíla está marcado para amanhã, domingo, às 9h00, no mesmo recinto (estádio do Benfica do Lubango) com os donos da casa

Sector defensivo
preocupa técnico


A saída do central Madaque, principal esteio da defensiva do Clube Desportivo da Huíla, para uma agremiação não revelada, está a preocupar o técnico da formação militar da Região Sul. António Barbosa manifestou tal preocupação no término do primeiro jogo amistoso realizado quarta-feira com o Benfica do Lubango na sequência da preparação para o Girabola e Taça de Angola edição de 2010.

Para o técnico, a saída do atleta Madaque está a criar certos constrangimentos ao sector defensivo, por isso, a equipa técnica e a direcção do clube estão no mercado à procura de um central experiente. "Temos um sector defensivo muito apático. Então, vamos, durante estes poucos dias que faltam, trabalhar para resolver a situação. Trouxemos dois jovens para tentar preencher essa vaga, mas isso só não basta. Temos o Chiwe e o Dudú.

Estamos a necessitar de um jogador para transmitir experiência no sector defensivo. Estamos no mercado à procura deste jogador", disse António Barbosa. Assegurou que a baliza foi reforçada com um guarda-redes vindo dos Kakuvas do Cunene. Trata-se de José Domingos, enquanto que o meio-campo conta com quatro atletas, nomeadamente Dockies (ex-1ºde Agosto), o médio central Kikas (ex-Benfica do Lubango), André e Jay, jovens considerados com boa qualidade e que garantem uma campanha com êxito da equipa no dizer de António Barbosa. GH

Apresentação oficial
será diante do D´Agosto

A apresentação oficial da equipa principal de futebol do Clube Desportivo da Huíla para a presente época futebolística será diante do 1º de Agosto, uma semana antes do início do campeonato, e terá como palco um dos estádios da cidade do Lubango. Por este motivo, a formação do Desportivo da Huíla tem tudo preparado para começar a moldar a equipa dos esquemas técnicos e tácticos pretendidos para a presente época.

O técnico António Barbosa ambiciona montar um plantel composto por muita juventude e alguns jogadores experientes, capazes de corresponder com as metas estabelecidas pela equipa técnica e pela direcção do clube. "Estamos na fase de preparação geral. Vamos entrar agora nos trabalhos específicos para começarmos a moldar a equipa a nossa maneira porque metemos muitas cargas aos atletas e é preciso soltar a equipa", realçou. Para além do jogo de controlo com o Benfica do Lubango, o Desportivo da Huíla vai medir forças na próxima semana com um misto local. GH