Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Desportivo da Hula busca reabilitao

Morais Canmua, no Lubango - 10 de Abril, 2015

Nos seis jogos que a equipa efectuou at ao momento em casa vencer um diante do Benfica de Luanda

Fotografia: Aro Martins

O jogo diante do Domant F. C. de Bula Atumba está a ser aguardado com muita expectativa pelo Clube Desportivo da Huíla que pretende, nesta oitava jornada, se reabilitar e dar outro rumo à sua campanha no Girabola. A equipa trabalha de forma árdua para que no domingo, no Estádio da Tundavala, consiga dominar uma equipa que tem feito uma campanha igualmente com altos e baixos.

O facto de o Domant ser um dos novos estreantes na prova não retira a preocupação dos militares em se afincarem para chamar a si o triunfo. A derrota fora de casa na jornada passada diante do Maquis e seu o actual posicionamento coloca de sobreaviso a direcção,  técnicos e atletas que estão apostados em ultrapassar a situação. Por outro lado, entendem que, para uma boa campanha, o segredo reside em “fazer bem os trabalhos de casa”, isto  é, procurar não perder em casa.

Nos seis jogos que a equipa efectuou até ao momento em casa vencer um diante do Benfica de Luanda (2-1)  e empatou com o 1º de Agosto a zero bolas. Nos outros quatro disputados fora de portas, os militares da região sul empataram com o Recreativo da Caala (0-0) e Kabuscorp do Palanca (1-1), perderam diante da Academica do Lobito (3-1) e Bravos do Maquis (2-1).

Estes resultados demonstram que a equipa de Ivo Traça não tem tido muita sorte nas deslocações que faz procurando assim fazer o seu campeonato em casa. Deste modo, segundo fazem notar, todos os jogos em casa serão encarados com grande responsabilidade e como se de uma final se tratasse. Ivo Traça,  o técnico do conjunto está confiante no desempenho dos seus rapazes.

A décima quinta posição que o grémio ostenta, preocupa os dirigentes do clube que tudo fazem para que se veja invertido o quadro. O jogo diante da equipa de Bula Atumba é assim visto como uma espécie "tábua de salvação" para relançar a campanha do único representante huilano na fina-flor do futebol nacional.

FORMA
Avançado Belito volta aos golos


O jovem atacante Belito,  do Clube Desportivo da Huila pode ser opção inicial no jogo que a sua equipa irá disputar diante do Domant F. C. de Bula Atumba,  no próximo domingo, a partir das 15H30,  no Estádio da Tundavala,  na cidade do Lubango,  pontuável para a oitava jornada do Girabola 2015.

Belito foi o autor do golo de honra no confronto da jornada passada em que o Desportivo da Huila perdeu no Luena, diante do Bravos do Maquis por 2-1. Diante da desvantagem no marcador, depois de os maquisardes abrirem o activo,  Ivo Traça apostou em Belito que entrou aos 55 minutos a substituir Severino.

 Na primeira oportunidade que teve, aos 59 minutos, Belito visou com êxito a baliza à guarda de  Pitsú. Infelizmente, a alegria pelo empate no jogo viria a durar pouco, já que aos  70 minutos, Chole marcava o golo que ditou a derrota dos forasteiros.

Por este feito e porque, por duas ocasiões já assim aconteceu, nomeadamente nesta e no confronto diante da Académica do Lobito, na segunda jornada da prova em que os militares da região sul perderam por 3-1.

Chamado do banco, o jovem Belito fez precisamente o mesmo, entrou e marcou. Para o jogo diante do Domant F. C.  de Bula Atumba,  o técnico Ivo Traça pode apostar no “baixinho” Belito que tem demonstrado bom faro para o golo.
A acontecer, o atleta emprestado esta época pelo 1º de Agosto pode fazer dupla com Chiquinho, no jogo de domingo frente ao Domant F. C.