Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Desportivo recebe a Acadmica

23 de Setembro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

O Desportivo da Huíla e a Académica do Lobito trocaram de papéis,  nesse início de campeonato. A classificação diz tudo, pelo que não há necessidade de divagar, quem aparenta estar melhor. A realidade é evidente, é mais um extra para o jogo que vão protagonizar amanhã,  às 15h30, no Estádio do Ferrovia, para o encerramento da quinta jornada.
Uma vitória caseira vai manter de pé, uma das imagens de marca dos militares da Região Sul, o Ferrovia  tornou-se a fortaleza inexpugnável  em cada temporada, já começa a fazer mossa aos adversários. O hábito está a fazer lei, tanto é que para a Académica, o pontito em casa do Desportivo da Huíla dá direito a comemorar.
Os donos da casa estão a pagar a fama das últimas épocas, a mudança do poder competitivo deu outro estatuto à equipa, o que  enche de orgulho toda a província, por ter tradição no nosso futebol, pois, é uma das praças fortes do nosso desporto - rei. É essa também uma das razões,  por que os adeptos que forem ao campo do Ferrovia vão colocar enorme pressão ao Desportivo, pois, o crescimento da equipa faz aumentar a confiança de quem costuma ficar nas bancadas na hora em que soar o apito para os atletas provarem a quem deposita neles a confiança, para não ficarem  decepcionados.A protagonizar, um dos melhores começos de campeonato da sua história, a Académica do Lobito vai à casa alheia, em condições de reivindicar  o direito de somar e seguir.
 Todas as coisas boas que estão a acontecer, transmite uma correcta atitude competitiva da parte dos estudantes, que ambicionam tirar  nota positiva,  para prolongarem o estado de graça e mostrar por que passam no campeonato.
A deslocação à Huíla é a prova dos nove para os lobitangas, para que ninguém ponha  defeito,  nas coisas boas que já fizeram. Empatar é sempre melhor do que perder, engane-se quem pensar que a equipa orientada por Águas da Silva vai esconder o talento no relvado, à espera que chegue o apito final. Nas jornadas já disputadas deu para ver que a equipa tem pernas para andar e sabe tirar proveito do que tem.
O Desportivo está atento ao desempenho competitivo da Académica do Lobito,  melhor  que ninguém sabe que nada do que o visitante fizer vem a ser obra do acaso, daí, que seja necessário  aos anfitriões suplantarem a recomendável Académica.A procissão ainda nem está no adro, mesmo assim, as duas formações já se aperceberam que imitar a cigarra, só pode complicar as contas,  nas jornadas mais adiantadas. É bom para o espectáculo, que os antagonistas esforcem-se em provar, que o foco é o dia de hoje. É a atitude que pode dar grandeza ao espectáculo, é garantia de que vai ser necessário aguardar, quem sabe, até ao apito final, para ver qual das equipas consegue ficar com a totalidade dos pontos.