Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Desportivo refora aspectos defensivos

Benigno Narciso,Lubango - 08 de Abril, 2016

Formao huilana com duas baixas para o jogo

Fotografia: Eduardo Pedro

A equipa principal de futebol do Desportivo da Huíla está a incidir a sua preparação na melhoria dos aspectos defensivos durante os treinos que efectua desde terça-feira no Lubango, com vista a dotar-se de maior coesão e solidez defensiva no desafio do próximo sábado em Luanda, diante do ASA, válido para a 7ª jornada do Girabola Zap 2016.

Lacerda Tchipongue, um dos técnicos-adjuntos da formação liderada por Ivo Traça, justificou que a aposta na coesão defensiva da equipa resulta do facto do ASA vir de uma vitória obtida fora de casa, diante de um adversário difícil e que sofre poucos golos em casa, Porcelana da Lunda Norte, por duas bolas.

O adjunto de Ivo Traça, fez entender que a proeza do adversário de sábado de ter logrado marcar dois golos na deslocação ao Porcelana, revela níveis aceitáveis de eficácia, por isso a equipa huilana está precavida, daí apostar na melhoria defensiva para travar o ímpeto ofensivo do ASA para não sofrer golos.

“Estamos a trabalhar de uma forma muito cuidada e a preparar o jogo atentos nos aspectos, fundamentalmente defensivos, porque vamos jogar com uma equipa muito boa, motivada e que vem de um bom resultado fora de casa frente a um adversário difícil. Uma equipa que também na sua casa faz bons resultados e boas exibições”, disse Lacerda Tchipongue.

A equipa afecta a Região Militar Sul, segundo classificado da prova com 13 pontos, espera manter a senda dos bons resultados na prova. Por isso, atletas e equipa técnica trabalham com entrega e responsabilidade profissional, alegria e motivação.

  As sessões de treinos, decorrem de forma animada sobe o olhar atento e curioso dos adeptos que têm afluído aos estádios do Ferroviário da Huíla e de Nossa Senhora do Monte, recintos que de forma alternada acolhem os treinos da equipa.

O avançado Kêmbwa que falhou o jogo de recepção ao Interclube, válido para a 6ª jornada, em que os huilanos venceram no Ferrovia por 2-0, devido a uma lesão, recupera de forma satisfatória prevendo-se que entre nas contas para o jogo frente a formação aviadora da capital.

De resto, clinicamente a equipa goza de saúde, não obstante haver uma ou outra mazela no seio do plantel, contudo sem gravidades que coloquem em causa a disponibilidade física dos atletas.



PLANTEL
Desportivo da Huíla com duas
baixas de vulto na visita ao ASA


Depois da vitória diante do Interclube, por 2-0, o Desportivo da Huíla está a trabalhar com afinco, visando o jogo de sábado, diante do ASA, em jogo da sétima jornada do campeonato nacional de futebol, Girabolazap, com duas baixas de vulto.

O avançado Kémbua contraiu uma lesão na perna direita, no jogo contra o Kabuscorp do Palanca, e o central e capitão da equipa, Chiwe, padece de uma contusão no joelho esquerdo, e ambos não recuperaram. Para os seus lugares vão jogar Lito ou Beto Chicafa (avançados) e Bonifácio (defesa).

Em entrevista à Angop, após o terceiro treino semanal, o técnico-adjunto do Desportivo da Huíla, Lacerda Chipongue, disse que a equipa está moralizada fruto dos bons resultados que tem obtido no campeonato, “mas que há cautelas a observar para não embandeirar em arco”.

“Quando há vitórias existem benefícios, e os ganhos são estes, a motivação cresce, os adeptos estão eufóricos e a direcção também, mas é necessário manter o ritmo””, sublinhou o adjunto de Ivo Raimundo Traça.

Admitiu que será uma partida “bastante” difícil, uma vez que o ASA também vem de uma vitória fora de casa e fará de tudo para contrariar a boa disposição do Desportivo da Huíla.

Segundo disse, o Desportivo da Huíla quando desloca-se a Luanda tem feitos bons resultados e desta vez vai tentar manter este desiderato, por forma a subir cada vez mais na tabela de classificação.

O Desportivo da Huíla ocupa o segundo lugar do campeonato nacional de futebol, com 13 pontos, prova liderada pelo 1º de Agosto, com mais dois.