Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Desportivo tranquiliza adeptos

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 02 de Outubro, 2016

Direcção cria as condições para que nada falte ao plantel na recta final da competição

Fotografia: Arão Martins

A direcção do Desportivo da Huíla tranquilizou ontem os sócios e amigos do clube, garantiu que a equipa vai permanecer no Girabola Zap. Adriano Lopes, director de Comunicação e Marketing dos militares da Região Sul, assegurou ao Jornal dos Desportos que apesar de faltarem cinco jornadas para o término da prova, ainda há esperança de permanência na primeira divisão.

O dirigente afirmou que os três jogos em casa, com o 4 de Abril do Cuando Cubango, Progresso da Lunda Sul e  Recreativo do Libolo, são determinantes para o futuro da formação huilana. “Em casa, os jogos são para vencer, daí, a nossa esperança”, defendeu.

Acrescentou que fora de portas tem duas deslocações, uma para Benguela para defrontar a formação da Académica do Lobito, e outra para o Huambo, na visita ao Recreativo da Caála. Sublinhou que para estas duas partidas, “o apanágio é o mesmo, ou seja, os jogos com adversários do nosso campeonato são para pontuar”, revelou.

“Vamos para estas cinco finais, com o pensamento centrado na obtenção do maior número de pontos possíveis, para garantir a nossa manutenção na prova,” assegurou.

Argumentou que quer a direcção do clube, equipa técnica e os atletas, para “não incluirmos também os nossos aficionados”, estão confiantes e acreditam num final de época airoso, não obstante a situação preocupante em que se encontra.

Reconheceu que muitos não acreditam por causa dos resultados que a equipa obteve ao longo da segunda volta, depois de um excelente  arranque no início da competição.

“A direcção quer nesta altura, renascer a esperança de todos que se identificam com o nosso clube, e em conjunto colocarmos a fasquia o mais alto possível, porque a manutenção no Girabola Zap é possível, e depende  de nós”, afirmou Adriano Lopes.

O dirigente quer o apoio de todos,  apelou à sensibilidade dos huilanos  que gostem ou não do desporto, para apoiarem o clube e em conjunto ultrapassar esta fase menos boa que enfrenta. Sustentou que a direcção continua aberta às instituições públicas e privadas, pessoas singulares e colectivas para que possam de facto endossar o seu apoio moral, material e financeiro, para fazer face às demandas para uma resposta positiva à situação que atravessa.

“Queremos aqui apelar à todas as sensibilidades da província, em particular da cidade do Lubango, que gostem do desporto e os que não gostam, para acorrerem no dia 9 ao Estádio Ferroviário da Huíla, porque a entrada é livre. Ninguém paga bilhete”, divulgou.

Clarificou que a ideia surge para criar uma maior empatia com o público, encher o Estádio para puxar, antes, durante e depois da partida pelo conjunto militar da Região Sul. “ O jogo com o 4 de Abril do Cuando Cubango,  no Estádio do Ferroviário da Huíla, é importante para os nossos objectivos”, destacou.


MOTIVAÇÃO
“ Reina harmonia no balneário”


O responsável pela área de comunicação e marketing do clube militar da Região Sul admitiu que o ambiente no balneário é salutar, e todos estão imbuídos do objectivo, remam na mesma direcção. Assegurou que a direcção está a cumprir com as suas obrigações.

“O ambiente no balneário nesta altura é salutar. Os atletas, pelo menos por aquilo que é a sua vida mensal, como se diz na gíria, estão em dia. Os prémios de jogos, a direcção está a amortizar paulatinamente.

Acreditamos que o moral eseja elevado, maugrado termos obtido um resultado menos conseguido no jogo com o 1º de Agosto, de 1-4, referente à 25ª jornada”, avançou.

Anunciou que o presidente de direcção do clube, Tenente General Fabiano Ihepa, preocupado com a onda de maus resultados, há dias esteve tambémcom a equipa técnica e com os atletas para se inteirar das inquietações.

Adriano Lopes revelou que o responsável do clube está  a par da auscultação do dia-a-dia dos jogadores, propiciou um almoço deconfraternização e adiantou que ao longo do convívio incentivou uma vez mais, os atletas a manterem a esperança, porque a equipa ainda tem  possibilidades para manter-se na fina flor do futebol nacional.

“A par disso, outros dignitários do clube, têm estado próximos da equipa técnica e dos atletas. Nesta altura, não temos problemas de balneário. Apenas o que reafirmamos é que os próximos jogos são cruciais”, ressaltou.

Acrescentou que contamos em primeiro plano com os nossos atletas “e eles dão-nos garantias de termos os resultados a nosso contento”, destacou o dirigente.      



PREPARAÇÃO
Técnico melhora
automatismos


A equipa técnica do Desportivo da Huíla aproveitou a pausa que se regista no Girabola Zap 2016, para limar algumas arestas, fazer uma reapreciação do que foi o desempenho da formação militar até ao presente momento.

Adriano Lopes confirmou que durante o interregno da prova, o plantel planeou redobrar a preparação e propiciar alguns jogos de controlo com equipas locais, para que a equipa tenha o entrosamento desejado, para etapa decisiva da prova.

Salientou que a equipa técnica liderada por Ivo Traça, proveita a ocasião para realizar uma avaliação do que foi o desempenho do conjunto até 25ª jornada, e fazer uma projecção das cinco jornadas cruciais que faltam.

“Nesta paragem, a equipa técnica planeou fazer o máximo e o possível, para limar muitas arestas. Vai fazer uma reapreciação do que foi o nosso desempenho até ao presente momento, para ter um olhar  do que são as cinco jornadas cruciais que temos em frente”, acentuou Adriano Lopes.

A continuidade da Huíla é que está em causa, alertou Adriano Lopes, por isso, devemos estar unidos para alcançar este feito, que no seu ponto de vista vai orgulhar a todos os huilanos.

“A direcção do clube quer manter esta festa e a proximidade do público é importante. Somos todos partícipes e o contributo de todos é importante para manter o Desportivo na senda da primeira divisão, até porque o que esperamos do público é tão-somente este apoio extremado”, apelou.