Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Despromoo est ao rubro

25 de Setembro, 2015

Formao do Domant FC com poucas hipteses de permanecer na prova joga em defesa da verdade desportiva e dignidade

Fotografia: Jos Soares

O Girabola está ao rubro. Quando restam apenas quatro jornadas do fim do Girabola2015, o Domant FC, o Sporting de Cabinda e o Bravos do Maquis são as equipas com poucas possibilidades de manterem-se no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, a julgar pelo fraco desempenho na prova, vaticina Angop.

Apesar de ainda alimentarem alguma esperança de conquistarem os 12 pontos possíveis nas próximas rondas (27ª, 28º, 29º e 30ª), o novato representante da província do Bengo, com apenas 18 e último, na 16ª posição, tem a tarefa mais complicada dos demais, já que terá de enfrentar no desafio seguinte o outro aflito de Cabinda, que é o 14º, com 26.

O Bravos do Maquis, com 24 pontos, na 15ª posição, recebe o Recreativo da Caála do Huambo, embora seja o favorito à conquista da vitória no seu próprio reduto, não se avinha uma tarefa fácil, dada as qualidades do seu adversário, que certamente tentará surpreender o seu oponente.

Ao ater-se ao posicionamento das três formações na tabela classificativa, bem como os adversários nos próximos confrontos e os números ainda a atingir na competição, a Angop cogita e aponta como prováveis candidatos a despromoção.

Sem isentarmos também os históricos Sagrada Esperança da Lunda Norte (13ª/27), ASA (12ª/29), Académica do Lobito (11ª/29), Progresso do Sambizanga (10ª/31) e o Petro de Luanda (9ª/31), este último o mais titulado do país (15 campeonatos), que contra todas as perspectivas ainda não garantiu a manutenção no convívio dos grandes.

Na 28ª jornada, o Domant defronta o Petro de Luanda, enquanto o Maquis visita o Sagrada Esperança e o Sporting de Cabinda recebe o Progresso, partidas com desfechos imprevisíveis a julgar pelo valor e o equilíbrio entre as referidas equipas.

A seguir (29ª), o Domant vai ao encontro do Interclube, o Bravos do Maquis ao Recreativo do Libolo e o Sportig ao Sagrada Esperança. Para o fecho do Campeonato (30ª), o Domant recebe o ASA, ao passo que o Maquis mede forças com o Sporting.

O 1º de Maio de Benguela, o Porcelana do Cuanza Norte, bem como o vencedor da liguilha, que vai opor o 4 de Abril do Kuando Kubango ao Ismael FC do Uíge, são as formações que ocupam os lugares dos três despromovidos.