Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Destacada evoluo do Inter

Daniel Melgas - 25 de Maio, 2016

Campanha dos polcias avaliada com base no jogo com 1 de Agosto e nas trs anteriores jornadas

Fotografia: Jos Cola

O secretário -geral da Associação Provincial de Futebol do Moxico (APFMX), Nascimento dos Santos, disse ontem no Luena que o Interclube mostrou aos cépticos que tem um conjunto promissor para lutar pelo título do campeonato nacional da I divisão, Girabola2016, caso mantenha o espírito combativo e competitivo na segunda volta. 

O dirigente desportivo disse que a boa campanha dos “polícias”não é avaliada com base no jogo com o 1º de Agosto (3-3), mas pelas exibições no seu todo, e principalmente nas últimas quatro jornadas, que mostrou um futebol pragmático, objectivo e equilibrado, que levou a marcar 14 golos e a sofrer 11 tentos.

Quanto ao 1º de Agosto, disse que precisa de consolidar o sector defensivo para materializar a conquista do décimo título. Reconheecu que os militares são eficazes no ataque e têm boas transições rápidas, mas não têm a mesma dinâmica a defender.

Em sua opinião, quem quiser ser campeão, no caso o 1º de Agosto, nunca deve descansar antes do apito final, tanto na derrota como na vitória. O antigo guarda-redes do FC Bravos do Maquis deu nota positiva à vitória do 4 de Abril do Cuando Cubango, ao derrotar o Kabuscorp do Palanca, por 3-1 e  frisou que no futebol não se deve menosprezar o adversário, como na sua óptica o Kabuscorp fez.

Não se percebe como uma equipa que derrota o líder da prova, perde de tamanha forma. Relativamente ao de Benfica de Lunada, de Zeca Amaral, reconheceu o mau momento, aponta o diálogo e a concertação de ideias entre a equipa técnica e jogadores para que as águias da capital, um clube com infra-estruturas invejáveis e orçamento, volte ao seu melhor para justificar o nome e oferecer mais qualidade e competitividade.

“Aplaudo o regresso às vitórias do campeão em título, o Recreativo do Libolo, depois de um período menos bom, procura o pelotão da frente, que é benéfico para não deixar outros candidatos relaxados”, disse.

Para si, o Petro de Luanda está fazer um campeonato de “contenção,” dada a renovação juvenil que vive e que estão a dar cartas no campeonato, que é liderado pelo 1º de Agosto, com 28 pontos, seguido do Recreativo do Libolo (24 pontos), Petro de Luanda (3º/24), Interclube (4º/23), Kabuscorp do Palanca (5º/21), em último lugar está colocado o Porcelana FC do Cuanza Norte (11 pontos).