Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Diamantferos jogam hoje desfalcados

Armando Sapalo-Dundo - 15 de Junho, 2016

Avanado diamantfero um dos que cumprem jogo de castigo

Fotografia: Nuno Flash

O avançado Love Cabungula é o grande ausente da equipa do Sagrada Esperança, na  recepção hoje às 15h00, no Dundo,  ao 1º de Agosto, em jogo de acerto para a oitava jornada do Girabola Zap 2016.Para além do experiente goleador e principal referência do ataque da turma diamantífera, Zoran Maki não conta com outros cinco influentes jogadores na manobra da equipa. Para além de Love que cumpre castigo federativo, também o lateral direito Dinis, o médio criativo Fatite e os defesas Hernâni (central), Capuco (lateral direito) e Depaízo (lateral esquerdo). 

O impedimento de seis importantes unidades, na estabilidade defensiva e ofensiva do Sagrada Esperança, abre as portas a outros jogadores do plantel, fundamentalmente jovens, ou seja, os  “diamantes brutos” que estão a ser lapidados nas equipas de formação do clube da Lunda Norte.  O desafio com o 1º de Agosto, líder e campeão da primeira volta do Girabola Zap 2016, é sempre um jogo que todos os jogadores querem participar. Por isso, os atletas disponíveis para a partida estão determinados a darem o melhor, com vista a levarem a equipa diamantífera à conquista dos três pontos.

Ainda assim, o treinador -adjunto do Sagrada Esperança, Roque Sapiri, está confiante num bom jogo e na conquista dos três pontos, ante o líder do campeonato.Está em perspectiva um bom espectáculo de futebol, hoje à tarde, no Estádio do Sagrada Esperança, uma vez que as duas equipas vêm de resultados moralizadores no desfecho da primeira volta do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão. Os diamantíferos venceram o Porcelana FC do Cazengo, por 3-0, no Dundo, enquanto o 1º de Agosto derrotou o Petro de Luanda, por 1-0, no Estádio 11 de Novembro, ao Camama, num duelo em que o árbitro Osvaldo Félix foi o principal protagonista.    

            GIRABOLA  ZAP
“Jogadores estão moralizados”



A vitória por 3-0 sobre o Porcelana FC do Cazengo, no sábado, para o jogo da 15ª jornada, reforçou o moral dos jogadores do Sagrada Esperança para o desafio desta tarde, no Dundo, diante do 1º de Agosto, para acerto da oitava ronda do Girabola Zap 2016. A garantia foi dada ontem pelo técnico - adjunto Roque Sapiri.
O técnico assegurou que para o duelo desta tarde, não obstante reconhecer capacidade competitiva do 1º de Agosto que lidera o campeonato com 34 pontos, contra 21 do Sagrada Esperança, na sexta posição, os diamantíferos pensam na conquista dos três pontos.

“Os nossos jogadores estão moralizados com a vitória que conseguimos no final de semana diante do Porcelana FC, por isso, encaramos o 1º de Agosto com o objectivo único de conquistarmos os três pontos e garantirmos a nossa estabilidade na tabela de classificação do campeonato”, disse.O antigo futebolista do conjunto diamantífero admitiu que a ausência de seis jogadores que normalmente são titulares, é um “choque” grande para o Sagrada Esperança, precisamente na véspera de um dos jogos mais esperados no Dundo e lembrou que nessa altura os outros atletas devem colmatar tal vazio.

“Admitimos ser um grande choque, precisamente numa altura como esta, que vamos fazer um dos jogos mais esperados pelos nossos adeptos no Dundo, mas normalmente quando nos deparamos com estas contrariedades, os outros jogadores sabem corresponder “, destacou.O adjunto de Zoran Maki acredita que os atletas chamados aos lugares dos indisponíveis Love Cabungula, Denis, Fatite, Capuco, Hernâni e De Paízo vão estar à altura das exigências e da intensidade do desafio, contra o líder  do campeonato. “É natural que existam essas baixas, acreditamos que os jogadores chamados vão estar à altura das exigências e da intensidade do jogo, porque estamos preparados para fazermos um bom jogo e conquistarmos os três pontos”, realçou Roque Sapiri, que remeteu a pressão do jogo para o 1º de Agosto.

 DUNDO
Técnico Roque Sapiri
quer “jogo limpo”


O treinador -adjunto da equipa principal de futebol do Sagrada Esperança da Lunda Norte, Roque Sapiri, recordou que os jogadores menos utilizados não comprometem sempre que são chamados, o que faz acreditar que os mesmos sem muitos jogos nas pernas, vão estar à altura de travar o 1º de Agosto, no desafio desta tarde, no Dundo, para acerto da oitava jornada do Girabola Zap 2016.

“Os nossos jogadores transmitem confiança ao grupo, uma vez que ao longo das partidas em que os menos utilizados são chamados, mesmo sem muitos jogos nas pernas, estiveram à altura, superaram todas às expectativas, que acredito aconteça igualmente amanhã (hoje)”, referiu.Com isso, Roque Sapiri espera que não se registem “ coisas estranhas ” no jogo de hoje e defendeu a importância de prevalecer o mérito e o espectáculo desportivo.O adjunto de Zoran Maki no comando técnico dos diamantíferos, lamentou que muitos dos atletas do Sagrada Esperança que estejam de fora do jogo de hoje, por castigo federativo, foram sancionados de forma estranha, pelo que augura uma partida onde o mérito seja a tónica dominante.

“Algumas das baixas que vamos ter amanhã (hoje), resultam de critérios estranhos, daí que, esperamos que nesse jogo (diante do 1º de Agosto), prevaleça o mérito e o espectáculo desportivo ”, atirou.O Sagrada Esperança venceu no último jogo o Porcelana FC, por 3-0, enquanto 1º de Agosto ganhou à tangente  (1-0) o Petro de Luanda.