Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Domant FC aguarda os companheiros

02 de Outubro, 2015

A jornada do fim-de-semana deve ser determinante para se conhecer quem vo ser as duas equipas que vo acompanhar o Domant FC na segunda diviso

Fotografia: Jornal dos Desportos

A jornada do fim-de-semana deve ser determinante para se conhecer quem vão ser as duas equipas que vão acompanhar o Domant FC na segunda divisão. Em princípio, os companheiros do primeiro representante no Bengo no Girabola vão sair do quarteto composto por Académica, ASA, Sporting e Maquis.

A equipa do Moxico encerra o campeonato com dois jogos caseiros, Libolo e Sporting, mas existem poucos motivos para acreditar que os maquisardes façam o milagre da manutenção diante dos seus adeptos. A velha questão, crise financeira, agora está a cobrar grandes juros, mas a equipa do Leste pode se livrar da dívida acumulada se somar 6 pontos.

As questões extra-campo que afectam os maquisardes são motivo de satisfação para os sportinguistas. Os leões também têm de fazer pela vida para evitar a despromoção e a recepção ao Sagrada Esperança é jogo de vida ou morte para a formação de Cabinda. A vitória é o único resultado capaz de fazer com que a equipa leonina, chegue a última jornada com muitas possibilidades de se manter no convívio dos grandes. O embate com os diamantíferos é decisivo para as contas finais dos leões, por isso, é compreensível que os leões estejam muito ansiosos em receber uma prestimosa ajuda do Recreativo do Libolo, adversário do também aflito FC Bravos do Maquis.

Um triunfo extramuros dos libolenses despromove de imediato os maquisardes e aumenta de que maneiras a possibilidade do Sporting se salvar da despromoção. Ainda assim, é importante sublinhar que os leões só podem se beneficiar de um deslize maquisarde se vencerem o Sagrada.

O ASA é um especialista em salvar-se 'in extremis' da despromoção. Na única vez em que os aviadores falharam a manutenção, beneficiaram do alargamento de equipas, 16 em vez de 14. O cenário agora é diferente de 1990. Os aviadores precisam derrotar o Desportivo da Huíla para atirar toda a pressão aos outros candidatos à descida. Na lista de equipas com possibilidades de despromoção também consta o Académica do Lobito.

Os estudantes têm 32 pontos, os mesmos da equipa do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, mas se não pontuarem na deslocação extramuros ao campo do Caála, podem se colocar em situação muito perigosa porque encerra o campeonato contra o Libolo, em casa deste.

O campeonato está na fase das decisões, a expectativa quanto se vamos ter campeão já nesta jornada também é extensiva na questão da despromoção. Como é fácil de concluir, quem empatar ou perder vai chegar a última jornada com a corda no pescoço.