Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Domant FC falha apuramento

Francisco da Silva, Angop - 05 de Janeiro, 2017

Domant FC do Bula Atumba

Fotografia: Jornal dos Desportos

O insucesso da equipa do Domant FC do Bula Atumba, no zonal de apuramento ao campeonato nacional da primeira divisão (Girabola2017), foi o destaque a nível desportivo no Bengo em 2016.  A formação do Domant FC não conseguiu justificar o favoritismo que lhe era atribuído na série A, a fim de regressar ao Girabola e de repetir o inédito conseguido em 2015, quando, pela primeira vez, a província do teve um representante na maior prova do futebol nacional.
Apesar do fracasso no zonal de apuramento ao Girabola2017, conseguiu chegar às meias-finais da Taça de Angola, mas foi eliminado no seu reduto, aos penaltis, pelo Progresso Sambizanga, por 4-2, depois de um empate a zero, no tempo regulamentar.

A nível interno, há a destacar o surgimento de mais um clube - Futebol Clube 1 de Junho - fundado a 4 de Setembro de 2016 - que tem o azul e o branco como as cores oficiais. A direcção da nova agremiação predispõe-se a apostar na formação, no relançamento e na massificação do futebol.

Esta formação desportiva, social, recreativa e cultural tem a sede na localidade do Musseque Capari e pretende promover a prática das modalidades de futebol, xadrez, atletismo, basquetebol e andebol nas mais variadas formas como desporto de rendimento, recreativo e formação.


Outro facto em evidência em 2016 foi a reeleição do presidente da Associação Provincial de Futebol do Bengo, Francisco Adão Kizembe, na Assembleia de Renovação de Mandatos, que contou apenas com a participação de um dos quatro clubes inscritos.

Entre as prioridades para o novo mandato, o titular aponta a disciplina e a organização administrativa da APF do Bengo, o controlo e combate à adulteração de idades, bem como a formação de árbitros dos 14 aos 24 anos, técnicos e gestores da modalidade.
Francisco da Silva, Angop