Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Domantinos jogam pela honra

Augusto Panzo - 10 de Outubro, 2015

Domant FC quer encerrar a participao com

Fotografia: Jos Cola

O treinador do Domant FC de Bula Atumba, Manuel de Oliveira "Nguami", prometeu ontem ao Jornal dos Desportos, a intenção da sua equipa despedir-se com uma vitória no Girabola de 2015, na partida de encerramento dessa prova, agendada para hoje às 15h30 no  Estádio Municipal do Dande, diante do Atlético Sport Aviação (ASA).

"Sabem, que o Domant FC de Bula Atumba já não tem nada a ganhar nem a perder, porque a despromoção é um facto. Mas temos acima de tudo, a nossa honra a defender neste Girabola, do qual fomos estreantes. Por força disso, queremos terminar a nossa participação em grande plano, embora sem grande perspectiva na classificação final", disse.

Com relação ao adversário, uma equipa que bem conhece, quer na condição de jogador, no passado, como agora na de treinador, Manuel de Oliveira "Nguami" diz respeitá-la, mas recorda que o ASA foi uma das vítimas do Domant FC na primeira volta.

"Conheço bem a equipa do ASA, tanto no passado, altura em que eu ainda era jogador, bem como agora, que estou na condição de treinador do Domant FC. Apesar dos percalços que atravessa, o ASA é uma grande equipa, que tenho muito respeito. De qualquer das formas, lembro aqui que o ASA foi uma das vítimas da minha equipa na primeira volta, perdeu connosco por 3-1 no seu reduto", recordou.

A equipa do Domant FC de Bula Atumba foi a primeira, na história do país, a colocar o nome da região do Bengo na lista de participantes ao Girabola, depois de 34 anos de existência como província.

A direcção do clube do Bengo, presidida por Domingos António, procurou de todas as formas defender a manutenção da equipa no Girabola, mas os resultados alcançados não foram suficientes para a consolidação do desiderato, o que levou o conjunto a esta fora  do convívio dos grandes do futebol nacional.

A ausência do avançado Abel Lukango, por questões familiares, é o motivo notório no plantel da formação do Domant FC de Bula Atumba no jogo desta tarde, por se tratar de uma das unidades que era tidas como das mais importantes na manobra do conjunto do Bengo.


HOJE NO DANDE
Aviadores entram cautelosos


O treinador -adjunto do Atlético Sport Aviação (ASA), António Mateus "Matias", revelou ontem ao Jornal dos Desportos, que a sua equipa vai esta tarde ao Bengo com muitas cautelas,  o jogo que vai opor o ASA ao Domant FC vai ser muito difícil, apesar da equipa de Bula Atumba estar já despromovida.

"Na minha perspectiva, esse jogo vai ser muito difícil para nós,  apesar de estar já despromovido, o Domant FC do Bengo vai querer despedir-se em grande plano, diante do seu público. Outrossim, vai entrar em campo motivado, em função do resultado que obteve na primeira volta", afirmou.
Para contrariar essa condição, o adjunto do brasileiro Roberto do Carmo "Robertinho" avança a intenção da sua equipa entrar em campo cautelosa, mas determinada a vencer a contenda.

"Vamos entrar em campo com a missão de anular primeiro o favoritismo do adversário, e  procurar fazer um jogo que nos permita ganhar. Sabe que há três anos para cá, que o ASA está a lutar por uma posição cómoda na tabela classificativa, razão pela qual temos a pretensão deste ano  assumirmos um lugar um pouco mais acima, daquilo que foi na época passada", perspectivou.

A partida desta tarde, no Estádio Municipal do Dande, tem um motivo de realce, que é o reencontro do ponta -de -lança David, ao serviço do ASA, com o Domant FC de Bula Atumba, equipa que representou na primeira volta da prova, bem como dos seus antigos colegas, com os quais joga hoje, na condição de adversários.

O regresso de David ao Bengo, impõe algumas cautelas à equipa técnica local, pois, na vitória do Domant FC sobre o ASA, verificada na primeira volta, o então atacante da formação treinada por Manuel de Oliveira "Nguami" chegou a apontar um dos golos que acabaram por ditar o triunfo dos domantinos.
AP