Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Drbi do Leste ofusca jogo de aflitos

Betumeleano Ferro - 14 de Julho, 2018

O drbi do Leste, entre o Sagrada Esperana e o FC Bravos do Maquis

Fotografia: Jos Cola

O dérbi do Leste, entre o Sagrada Esperança e o FC Bravos do Maquis, vai atarefar mais os maquisardes que estão necessitados de pontos para fugirem do 12º lugar, todavia, é justo atribuir  o favoritismo aos diamantíferos, cuja campanha regular pode ter sequência, quando o apito soar a partir das 15h00, no Dundo.
Mais aflito, porque está bem pertinho da linha de água, está o Maquis que tenta ser melhor  que o Sagrada, é verdade que todos estão à espera que os maquisardes apareçam no campeonato, porém, nada melhor do que esperar pelo final para ver se Zeca Amaral e pupilos conseguem reerguer-se. É urgente, que os maquisardes dêem a volta por cima, se adiarem por mais jornadas o que podem fazer agora, por que podem prolongar a má campanha que estão a fazer.
Os diamantíferos estão a brilhar mais do que antes, foram capazes de reajustar o passo e têm chances de somar e seguir no final do dérbi, pelo menos no plano teórico, há  o dedo apontado para o Sagrada, poucos são os que acreditam que o Maquis sobreviva no Dundo, aliás, o campeonato está a ser marcado por resultados inesperados, mais um dos maquisardes, nada vai ter de extraordinário.
Se os maquisardes ainda não têm motivos para se preocuparem com a despromoção, o mesmo não se aplica ao Domant FC, a equipa do Bengo sente a corda cada vez mais apertada e para piorar, o Sporting de Cabinda é o adversário desta tarde às 15h00, no Dande. Os leões estão confiantes, como nunca antes, é por isso, que os domantinos precisam da eficácia para impedir que o forasteiro saia a pontuar.
Os domantinos estão aflitos e têm de dar um passo em frente, este tipo de postura cria uma certa exposição, porém,  é o único requisito que o Domant tem para esforçar e aumentar as chances de vitória. Apostar no contra - golpe pode não ser a estratégia ideal, adoptar uma atitude de espera, é tudo menos aconselhável a quem como os domantinos, tem de fazer pela vida para sair do sufoco em que se encontram.
Os leões têm a manutenção garantida, só um extra campo lhes retira do campeonato, assim, há todos os motivos para acreditar que o Sporting não aceite esticar a corda, se o Domant entrar com uma postura passiva.