Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Duelo entre aflitos fecha a ronda

Teixeira Cndido - 09 de Agosto, 2015

Recreativo de Cala defronta Sagrada Esperana hoje no Estdio Mrtires da Kanhala com altos ndices de motivao no plantel

Fotografia: Kindala Manuel

A 20ª jornada do Girabola 2015, aberta sexta-feira com a vitória do Benfica de Luanda sobre o Sporting de Cabinda (3-2), encerra hoje à tarde com dois jogos, em que vão estar frente a frente equipas aflitas: Recreativo da Caála - Sagrada Esperança e Académica do Lobito - Domant FC.

O Recreativo da Caála vai jogar com o Sagrada Esperança. Depois de dez jogos, a equipa do Huambo arrancou finalmente uma vitória fora de casa, na última jornada, frente ao Progresso do Sambizanga, hoje, exige-se o mesmo em casa. Todas as previsões indicavam uma equipa sem força competitiva na segunda volta, depois do êxodo de jogadores, que abandonaram o clube devdido à crise financeira que enfrenta. Contrariamente, a equipa começa a dar sinais de vitalidade e capacidade de luta para se manter na montra do futebol nacional.

A vitória em Luanda, permitiu ao Caála afastar-se da zona da linha de água, mas a distância ainda é curta. Qualquer deslize da formação do Huambo, pode ver-se mergulhada, outra vez, nas posições de despromoção. Aliás, nada melhor do que ganhar hoje o Sagrada Esperança, adversário directo nessa luta. Ambos têm 20 pontos.

Ainda hoje, no estádio de Ombaka, a partir das 15h00, a Académica do Lobito recebe o Domant FC,  jogo caracterizado por ser disputado pelos últimos colocados do Girabola. Os estudantes têm a oportunidade para se distanciarem dos representantes do Bengo, mas sem o seu público para os empurrar para a vitória.

Os incidentes ocorridos no jogo com o Kabuscorp do Palanca, disputado no estádio do Buraco,  resultaram na morte de um adepto e ferimentos de outros, valeu à Académica do Lobito a punição de jogar à porta fechada, melhor dito, sem público.

Entretanto, com ou sem adeptos a Académica está obrigada a ir buscar forças onde estiverem para ganhar o Domant. A derrota do Sporting de Cabinda e o confronto directo entre outras equipas aflitas permite aos estudantes saírem da zona da tabela classificativa.

O mesmo pode aplicar-se ao Domant FC, cuja lógica matemática ainda permite acreditar numa sorte diferente. As duas equipas estão separadas por cinco pontos, como vantagem para os estudantes do Lobito. Em princípio, nada ainda está perdido para as duas equipas.