Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Elber e Munsah falham recepo ao Libolo

EDVALDO LEMOS - 14 de Dezembro, 2019

Guarda-redes tricolor fica de fora pela primeira vez na presente poca

Fotografia: Alberto Pedro | Edies Novembro

O guarda-redes Elber e o central Munsah, ambos por lesão, falham a recepção ao Recreativo do Libolo, hoje à tarde, no estádio 11 de Novembro, jogo de acerto à 13ª jornada do Girabola Zap 2019/2020. Com isso, para tristeza do treinador do Petro de Luanda, o espanhol Toni Cosano vai ser obrigado a fazer mexidas, mais uma vez, no \"onze\" inicial da equipa. 
“Temos alguns jogadores que não estão a 100 por cento, como o Inunsa Munsah e o Elber”, disse, Toni Cosano, quinta-feira última, no Catetão, em conferência de imprensa de antevisão do jogo. 
O treinador espanhol tem feito muitas alterações no \"onze\" inicial. Porém, garantiu, isso não constitui problema, pois vai continuar com a mesma ideia e espírito de fazer um bom jogo.
“Ultimamente temos feitos muitas mexidas no onze, mas continuamos com mesma ideia, fazer um jogo com o controlo da bola, sendo ofensivo e eficaz. Esta é a nossa ideia desde o princípio, podemos até fazer algumas mexidas, mas o conceito geral vai permanecer ”, prometeu.
A equipa do Recreativo do Libolo vem de uma derrota e empate, em casa, nos últimos dois jogos, frente ao 1º de Agosto e ao 1º de Maio de Benguela. Assim, Toni Cosano não vê favoritismo pelo facto de o Petro jogar como visitado, mas sim, um adversário complicado e que estará em Luanda para jogar de igual para igual e procurar tirar proveito dos possíveis erros dos tricolores.  
“O Libolo é uma equipa complicada, a classificação fala por si (4º com 25 pontos), é uma equipa que está no topo da tabela, apesar de ter escorregado um pouco nos últimos dois jogos em casa, contra o 1º de Agosto e o 1º de Maio, mas temos muito respeito, é uma equipa que já foi campeão nacional e o André Makanga é em treinador com perfil, é certo que ele virá aqui (em Luanda) para jogar de tu para tu”, referiu. 
Depois dos dois jogos nas competições africanas, onde obtiveram uma derrota, frente ao Mamelodi Sundowns, por 3-0, e um empate a um golo, em Luanda, frente ao USM da Argélia, os tricolores viraram todas as atenções no Girabola Zap e pretendem manter o ciclo de vitória, esta tarde, ante os libolenses.
“Desde o início da semana que estamos com o pensamento no Girabola, acabamos com boa dinâmica e momentos de sensações, tivemos seis vitórias consecutivas, depois vieram os dois jogos da CAF, agora queremos voltar com mais dinamismo”, reforçou Toni Cosano. 

DEZ MESES DEPOIS
Gerson pode regressar
à titularidade


A baliza do Petro de Luanda pode voltar a ser defendida pelo jovem Gelson Barros no jogo de hoje, às 16h00, no 11 de Novembro, frente ao Recreativo do Libolo, de acerto à 13ª jornada do Girabola Zap 2019/2020.
O guarda-redes que perdeu a titularidade após o clássico do passado dia 9 de Fevereiro, em que o Petro perdeu (1-0) diante do 1º de Agosto, golo de Massunguna, um chuto do meio-campo, e que afastou praticamente o tricolor da luta pelo título da época 2018/2019, aparece na lista dos convocados de Toni Cosano para a recepção aos libolenses.
O treinador Toni Cosano convocou Gerson Barros devido a lesão do titular Elber e garantiu ter confiança na experiência do guarda-redes, uma vez que já representou a selecção nacional e foi por muito tempo titular dos tricolores.
“Para baliza temos outra opção. O Gelson é um guarda-redes que já foi titular no Petro, tem mais de 30 anos, e é muito experiente, já foi internacional, é um jogador que podemos ter em contar na eventualidade de fazermos uma mexida na baliza”, disse.
Elber não treinou durante a semana. Ontem fez apenas caminhada no campo Osvaldo Saturnino e preparação física no ginásio.
O médio Manguxi pode igualmente ser novidade no jogo desta tarde. O médio teve um bom desempenho na se mana de trabalho e que deixou satisfeito o treinador. Mostrou sinais de boa recuperação física e poderá substituir o médio Alem. 
 “O Manguxi ficou muito tempo parado. Estou surpreendido com o nível que ele apresenta, pensava que estaria abaixo da forma físico, vamos ver nos próximos dias. Ele pode jogar, porque Alem é um pouco precipitado”, argumentou o técnico.
Por outro lado, o central Wilson está moralizado na obtenção de um bom resultado na partida com o Libolo. O central disse à imprensa, quinta-feira última, que a equipa está preparado para fazer um bom jogo, apesar do potencial do Libolo.
“A nossa equipa tem muito respeito pelo Libolo. Temos treinado bem, com muita intensidade, por isso estamos preparados para fazer um bom resultado no final de semana (hoje). O Petro luta sempre para conquistar os três pontos, temos que entrar concentrados, sabemos que o Libolo não é uma equipa fácil, mas acredito que vamos fazer um bom resultado”, disse o central.