Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Em busca de Nvel

Pedro Augusto - 17 de Outubro, 2019

Angolanos perderam por 1-0 no primeiro jogo-treino ante a seleco do Equador

Fotografia: AGUSTINHO NARCISO | Edies Novembro

A selecção nacional de futebol de Sub-17 defronta hoje, às 19h30 (15h30 em Brasília ), no Centro de Treinamentos Toca do Tigrão, em Goiânia, a sua congénere dos Camarões, no terceiro amistoso no estágio que realiza em solo brasileiro, com vista a sua participação no Campeonato do Mundo da categoria.
O amistoso de hoje servirá para o seleccionador Pedro Gonçalves testar, mais uma vez, os níveis competitivos do grupo antes do jogo de estreia no Mundial, no dia 26 do corrente, diante da Nova Zelândia, válido para a primeira jornada do grupo A.
O combinado dos Camarões, a primeira selecção a chegar no palco do Mundial, constitui um grande adversário para os angolanos avaliarem o seu potencial. Aliás, melhor oponente não poderia ter a selecção nacional, o que facilitará o trabalho de Pedro Gonçalves que tem procurado dar forte consistência ao grupo às suas ordens.
O primeiro amistoso realizado em Goiânia, frente ao Equador, selecção que faz parte do grupo  B, juntamente com as suas congéneres da Nigéria (penta campeão africano), Hungria e Austrália, permitiu ao seleccionador nacional observar a movimentação dos seus jogadores e avaliar os níveis competitivos dos mesmos, apesar da derrota por uma bola a zero.
Comportamento idêntico teve a selecção no segundo jogo-treino, disputado ontem, no mesmo palco, diante da formação B (seniores) do Vila Nova FC de Goiânia, um dos grandes emblemas de Goiás.
Hoje, diante dos Camarões, selecção que levou para o Brasil um leque de estrelas que estão a encantar o mundo do futebol, não vai ser diferente.
A presença de Etienne, filho do goleador Samuel E´too, bem como do capitão Steve Mvoué, filho da primeira capitã da história da selecção feminina de futebol camaronesa, Régine Mvoué, dão garantias de um bom teste para os Palanquinhas.
Aliás, o adversário de Angola, que está inserido no grupo E, com as formações da Argentina, Espanha e Tajiquistão, é somente o campeão africano em título.  
Camaroneses e angolanos mediram forças pela última vez nas meias-finais do Campeonato Africano das Nações, CAN, disputado em Abril último, na Tanzânia, num jogo bastante disputado, com vitória dos compatriotas de Samuel E´too, por 1-0. 
O seleccionador Pedro Gonçalves pode começar o jogo com o seguinte \"onze\":
Geovani (guarda-redes/1º de Agosto); Afonso (lateral direito/1º de Agosto), Pablo (central//Marinha), Gegé (central/Petro de Luanda) e Tino (lateral esquerdo/Real Sambila); Domingos (médio/Interclube), Beni (/médio Petro de Luanda) e Maestro (médio/AFA); Zito Luvumbo (avançado/1º de Agosto), David (avançado/Interclube) e Capita (avançado/ 1º de Agosto).

QUADRO CLÍNICO
Zine Salvador recupera da gripe


O avançado Ambrosine Salvador "Zine" está recuperado da gripe que o impossibilitou de participar em três sessões de treino no estágio que a selecção nacional de futebol de Sub-17 realiza em Goiânia, visando o Campeonato do Mundo que o Brasil acolhe de 26 do corrente a 17 de Novembro.
Com base nessa boa nova, que agrada a equipa técnica nacional, o possante jogador dos juniores do 1º de Agosto, um dos avançados com que o seleccionador Pedro Gonçalves deposita confiança para ajudar os Palanquinhas a realizar uma boa campanha no Mundial do Brasil, vai fazer trabalho especifico esta noite (tarde em Brasília), no Centro de Treinamentos Toca do Tigrão, infra-estrutura do Vila Nova FC.
Com a disponibilidade total de Zine Salvador, tricampeão nacional Sub-17 pelo 1º de Agosto, o seleccionador Pedro Gonçalves tem mais "boas dores de cabeça" pela frente, pois os 21 jogadores convocados têm dado o máximo para fazer parte do "onze" inicial.
O jogador que não fez parte da equipa na Taça Cosafa, em Março último, nas Ilhas Maurícias, e no CAN, disputado em Abril, na Tanzânia, por motivos de saúde, mereceu novamente a confiança do seleccionador Pedro Gonçalves.
No Torneio Internacional para o Desenvolvimento da UEFA/CAF, disputado em Setembro último, em Istambul, na Turquia, Zine Salvador foi utilizado como titular nos três jogos.