Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Estado clnico do plantel estvel

Avelino Umba - 09 de Janeiro, 2017

Atletas do plantel do Progresso trabalham sem limitaes em busca da forma ideal

Fotografia: Vigas da Purificao

O médico do clube do Progresso do Sambizanga, Valdevino Miranda, considerou  estável a situação clínica do plantel principal, em declarações prestadas ontem, ao Jornal dos Desportos. Revelou na oportunidade que a preocupação com as contusões e dores musculares manifestadas por alguns atletas foram ultrapassadas.

"De um modo geral, a equipa até ao momento está bem em termos clínicos. Já tivemos algumas situações relacionadas com dores musculares e contusões, de três a quatro atletas, mas está tudo superado", esclareceu.

Em relação ao Silva, sublinhou que apesar das dores na parte da pantorrilha, está a fazer tratamentos antes dos treinos, que  possibilita treinar sem qualquer problema.


"O Silva às vezes queixa-se da parte da pantorrilha, está a fazer tratamentos antes dos treinos e está a sentir-se bem. O mesmo pode dizer-se do Eliseu que sente dores na virilha. Em função do tratamento antecipado nos treinos, ambos dão seguimento aos  trabalhos normalmente", assegurou o médico.

O chefe da equipa médica  dos sambilas assegurou que à excepção destas situações pontuais, a situação clínica da equipa está controlada. Valdevino Miranda esclareceu o estado clínico do avançado Tshabalala, e afirmou que a recuperação do atacante decorre sem sobressaltos.

"A questão de Tshabalala, felizmente, já está praticamente superada. Ele teve um traumatismo no pé, que causou um inchaço, durante de cinco dias, mas já está na fase final do tratamento e já realiza treinos a 80 por cento, em relação ao grosso da equipa", referiu.

Quanto à ausência de Norberto, nos últimos dias de treinos, o médico explicou que o jogador  padeceu de paludismo, mas desconhece  onde está a realizar os tratamentos.

De resto, o plantel sambila respira saúde e os próximos dias podem trabalhar completo.      

SAMBILAS
Equipa técnica agenda amistosos


A equipa técnica dos sambilas, chefiada por Kito Ribeiro, agendou dois jogos amistosos para esta semana, antes da viagem para Benguela, palco do estágio pré-competitivo.

O treinador -adjunto Diogo Pedro afirmou ao nosso jornal, que  apenas aguardam a confirmação da equipa do Kabuscorp do Palanca a quem solicitaram a realização de um amistoso, agendado para quarta-feira, em local a indicar.

"Temos dois jogos amistosos agendados, o primeiro, com o Kabuscorp na quarta-feira, e o segundo, com o Misto do Palanca, para o fim de semana", concluiu. 

O treinador - adjunto do Progresso do Sambizanga Diogo Pedro disse ao Jornal dos Desportos que apesar do resultado não estar em causa, gostou da partida por notar alguma evolução nos jogadores.

"Terminámos agora a nossa segunda semana de trabalho, e este é o primeiro amistoso. É natural e penso que não esteve em causa o resultado, mas deu para tirar algumas ilações" disse.

O adjunto de Kito Ribeiro  ressaltou o facto dos jogadores  interiorizarem a cada dia que passa a mensagem que é passada pela equipa técnica.

"Pensamos que trabalhamos de tudo um pouco, e deu para os jogadores estarem mais soltos a cada dia que passa. Vamos procurar ao longo da semana melhorar e tirar as ilações para os próximos desafios que se avizinham", realçou.

Questionado sobre os sectores com mais debilidades e que precisam de mais atenção, Diogo Pedro afirmou que todos merecem atenção.

"Estamos a trabalhar em todos os sectores, e todos merecem a mesma atenção. Pensamos que para o princípio de época, o teste com o Renascença do Palanca em que vencemos, por 2-1, foi bom e vamos trabalhar para melhorar a cada dia as performances em todos os sectores"  concluiu.

Para esta segunda-feira, os sambilas realizam duas sessões de trabalho. A primeira, inicia às 7h30, enquanto que a segunda, começa a partir das 15h00, no seu local de trabalho, no Complexo Desportivo e Escolar, ao Sambizanga.

RENASCENÇA
Treinador encantado com atletas sambilas


O treinador da equipa Renascença do Palanca,  Rodrigo Mafuta, realçou no final do amistoso com a formação do Progresso do Sambizanga realizado na sexta-feira, que o conjunto orientado por Kito Ribeiro tem um plantel de qualidade para fazer um campeonato com tranquilidade.

"Foi um amistoso proveitoso também para os nossos atletas, que estão a adquirir experiência. Foi bom jogar com uma equipa com maturidade, como o Progresso do Sambizanga, em que notamos alguma dinâmica da nossa equipa, sobretudo, nas transições", afirmou.

Adiantou que a intenção foi analisar o comportamento dos atletas, pois, muitas equipas nacionais recorrem ao seu plantel em busca de jogadores com talento, e que reúnam condições  para novos desafios.

"A nossa equipa não compete em alguma prova, mas preparamos jogadores que são muitas vezes sondados, são repescados para actuar em qualquer equipa" revelou.

Concluiu, entretanto, que os atletas estão bem no capítulo técnico e táctico, e preparados para qualquer desafio.                                                                     
AU