Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

"Estamos motivados"

Avelino Umba - 07 de Agosto, 2016

Sambilas defrontam hoje tarde os proletrios no prosseguimento da 20 jornada do Campeonato Nacional

Fotografia: M. Machangongo

A equipa do Progresso Sambizanga, embora os atletas e técnicos reconheçam que vai ser bastante difícil, está motivada para conquistar os três pontos no jogo desta tarde, no Municipal Edelfride da Costa, diante do 1º de Maio de Benguela. A garantia foi dada ao Jornal dos Desportos pelo treinador Albano César.

"Temos consciência que vai ser um jogo difícil. De qualquer das formas, a equipa trabalhou e está motivada e vai lutar para vencer a partida de domingo (hoje) contra o 1º de Maio", disse.

Albano César garantiu que a equipa tem capacidade para fazer o seu melhor ainda no decorrer deste campeonato. Questionado sobre resultados alcançados até agora na segunda volta, duas vitórias e dois empates, 8 pontos em 12 possíveis, o treinador sambila disse que embora nas últimas jornadas as coisas não tenham corrido como previsto, mas também não foi tão mau.

"Os dois empates obtidos na segunda volta, também não é o mau de todo, pois os adversários também trabalharam com o mesmo objectivo. A isso, junta-se ao facto de  não conseguimos marcar os golos necessários. Deste modo, pode-se dar mérito ao adversário que também surpreendeu, pois teve a sua valentia nos aspectos defensivos. Transmitiu-nos uma certa dificuldade de jogo e todos estes pormenores estiveram na base para que também não conseguíssemos marcar algumas situações criadas. A par disso, tivemos duas vitórias que transmitiram confiança ao grupo", disse.

Com base nos referidos resultados, segundo Albano César, "estamos crentes que podemos fazer melhor durante o jogo diante do 1º de Maio de Benguela".

Em função daquilo que o conjunto  produziu nas jornadas anteriores, Albano César,  garantiu que não vai mexer na equipa, pois quanto mais estiverem sincronizados, melhor.

"Não temos que pensar em muitas alterações, até porque estão a corresponder as nossas expectativas nas transições defensivas e ofensivas e quando assim é, temos que estar satisfeitos e mais descansados", argumentou.


FALTA DE COMPARÊNCIA
Desportivo considera injusta decisão


O director-geral do Clube Desportivo da Huíla, Carlos Manuel, considerou, no Lubango, arbitrária a decisão da Federação Angolana de Futebol (FAF), ao averbar falta de comparência à sua equipa no jogo da 16ª jornada do Girabola, em que devia disputar diante do Sagrada Esperança.

Em declarações à Angop, para reagir a decisão da FAF, Carlos Manuel referiu que o órgão reitor do futebol teve uma decisão sem precedência, uma vez que foi-lhe informado sobre os motivos da ausência antecipadamente.

“Nós não vamos recorrer, pois, sabendo das condições que o país está a viver, os dirigentes não aceitam pedidos das equipas pequenas, e esta decisão só revela falta de justiça por parte do Conselho de Disciplina”, disse.

Lamentou igualmente a posição pouco cortês do Sagrada Esperança, que também recebeu a comunicação atempadamente, ainda assim, considera que a situação não vai abalar as relações entre si.

Por outro lado, o técnico-adjunto do Desportivo da Huíla, Lacerda Chipongue, recomendou aos adeptos da agremiação a confiarem no grupo e a ajudarem a equipa nesses momentos difíceis que está a viver, por forma a ultrapassar os resultados negativos no campeonato nacional de futebol
Reconheceu que a equipa nas últimas dez jornadas não conseguiu resultados positivos, fez somente um ponto, “por falta de sorte e algumas vezes de distracção”. “Os nossos adeptos estão desapontados com a fraca prestação da equipa desde o final da primeira volta e o reinício da segunda, por isso, nesta jornada vamos fazer de tudo para ganhar a partida diante do Kabuscorp do Palanca”, realçou.

Lacerda Chipongue admitiu a equipa técnica e os jogadores estão a trabalhar no sentido de ajudar o clube a conseguir os objectivos preconizados, por isso, “ Todos devem apoiar”, quer os sócios, adeptos e amigos do Desportivo da Huíla.


1º DE MAIO
Hélder Teixeira
bastante cauteloso


  O técnico do 1º de Maio de Benguela, Hélder Teixeira, manifesta-se cauteloso, em face do nível competitivo do Progresso Sambizanga, adversário a defrontar hoje, às 15h30, no Estádio Municipal Edelfride da Costa “Miau”, referente à  20ª jornada do Girabola Zap 2016.

“Vamos defrontar o Progresso Sambizanga em nossa casa. O jogo é para ganhar, um resultado diferente é impensável. Todavia, vai ser necessário o redobrar do esforço de todos. Os meus jogadores estão cientes disto. Por isso, todo o cuidado é pouco; qualquer, o mínimo que seja, pode comprometer todo o trabalho realizado ao longo da semana”, ilustrou.

O professor Hélder Teixeira disse que apesar de respeitar o adversário a defrontar esta tarde, atribui o favoritismo e promete tirar o máximo proveito neste sentido e desta feita amealhar os três pontos que podem ajudar muito para as contas finais da competição.

De resto, é com este forte sentimento de crença reinante nas hostes proletárias que o técnico pode atacar com o “onze” inicial formado por Lokwa; Abegá, Dino, Tobias e Muenho; Eliseu, Janota, Bugo Jazz e Márcio Luvambo; Filipe e Lelas.
 JÚLIO GAIANO, EM BENGUELA