Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Estudantes voltam ao trabalho

Jlio Gaiano, no Lobito - 11 de Junho, 2015

Treinador pretende reforar o plantel para a presso da segunda volta do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Diviso

Fotografia: Jos Cola

A Académica do Lobito regressou ontem ao trabalho, em sessões bi -diárias, depois dos dez dias de férias concedidas pelo treinador dos estudantes, devido ao interregno que se regista no Girabola.

O técnico Ekrem Asma, espera  nos próximos dias  a integração de alguns reforços para a segunda volta do campeonato nacional, disse ao Jornal dos Desportos, que vão aproveitar ao máximo a pausa para melhorar alguns aspectos. Afirmou que no primeiro turno do Girabola, a sua equipa revelou um alto grau de imaturidade com destaque para o sector defensivo e na baliza. Para colmatar esse défice, disse que tenciona reforçar o plantel com jogadores experientes nos referidos sectores do campo.

“Esta foi a preocupação que apresentámos à direcção. Tudo leva a crer, que vamos ser bem sucedidos para equilibrar o plantel à dimensão da Académica e desta feita, atacar a segunda volta do Girabola com a naturalidade que se impõe”, referiu.

O técnico da Académica do Lobito admitiu que tudo foi feito para a equipa terminar a primeira etapa da competição, entre os dez primeiros classificados, mas alguns atletas demonstraram falta de maturidade para uma competição desta natureza.

Ekrem Asma apontou a imaturidade e rigor táctico de certos jogadores nos momentos cruciais do jogo, a ausência de um líder em campo como um dos pontos fracos do conjunto que dirige,  que muitos atletas acabaram por desaparecer em campo.

Para inverter o quadro, o técnico espera que a direcção consiga  para o plantel o líder em falta, para manter a ordem e a disciplina dos estudantes em campo. "Entregámos a lista de necessidades à direcção do clube e estamos a aguardar", ressaltou.

Em 15 partidas, a Académica Petróleos do Lobito somou 16 pontos, fruto de cinco vitórias, um empate e perderam nove jogos. A confirmar o sector defensivo e a baliza como o elo mais fraco, sofreram 17 golos e marcaram 18 tentos, um saldo positivo de um golo.

Se a prova terminasse ao cabo das 15 jornadas, os estudantes  sobreviviam às intempéries da competição, mas para a segunda volta,  a posição  é de risco e pelo percurso nos últimos jogos talvez descessem alguns degraus.


REFORÇO
Vozinha confirmado
para fechar o Buraco


A direcção da Académica do Lobito desmente os rumores sobre a transferência do guarda-redes Vozinha, dispensado do Progresso  Sambizanga para o ASA.

O JD apurou de uma fonte afecta ao clube da terra dos flamingos, que o atleta cabo-verdiano, é um dos reforços do plantel para a segunda volta da maior competição futebolística nacional.

“Esta informação não corresponde à verdade, porque o atleta e o seu representante deram a  palavra e acordaram representar a nossa equipa, na reabertura da transferência, para um ‘casamento’ de seis meses”, precisou.

O dirigente assegurou, ter tudo encaminhado para que o guarda-redes da selecção de Cabo Verde, de 29 anos de idade, defenda as balizas dos estudantes, por um período, tal como ficou acordado entre as partes. Garantiu que os adeptos e sócios da Académica podem estar descansados, “ o jogador vai nos próximos dias, ser apresentado pela direcção em conferência de imprensa que está a ser preparada para o efeito”, afirmou.

De acordo com a fonte de que fazemos referência, a direcção da Académica contactou também outros jogadores no mercado nacional e no estrangeiro, sobretudo, Portugal e Cabo Verde, para integrarem o plantel e ajudar a “atacar” a segunda volta do Girabola que arranca a 10 de Julho.  “Alguns deles, foram escolhidos a dedo pelo técnico principal e outros, mostraram interesse em  abraçar o desafio, que passa pela manutenção da equipa no campeonato da I divisão”, assinalou.