Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Federao e Santa Rita mantm brao de ferro

Betumeliano Ferr?o - 10 de Agosto, 2017

Santa Rita do Uije possui o boletim de jogo com o amarelo ao atleta do Progresso da Lunda Sul

Fotografia: Paulo Mulaza | Edies Novembro

O "caso Cabibi" está longe de terminar. Pelo menos é o que fica evidente no dado novo apurado pelo Jornal dos Desportos, ao qual uma fonte segura revelou que os "católicos" -como é conhecida a equipa do Santa Rita do Uije - são os únicos que têm em sua posse uma das provas: o boletim de jogo com o amarelo ao atleta do Progresso da Lunda Sul.

A nossa fonte afirmou que a federação constatou, ao analisar todos os boletins em sua posse, que nenhum deles conduzia com o apresentado pelos católicos. "Foi o que aconteceu, só eles é tinham o tal boletim de jogo com o amarelo ao suposto infractor, mais ninguém tinha um outro semelhante", disse.

A descoberta gerou uma certa estranheza, garantiu a nossa fonte, ao falar da dúvida que surgiu quando se comparou todas provas que estavam sob a mesa. "Quando o Progresso nos apresentou o seu boletim de jogo não havia nenhum amarelo ao Cabibi, o mesmo aconteceu na cópia em posse do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola. Ficou claro que o documento do Santa Rita era o único que não batia com os outros", argumentou ainda a fonte que vimos citando.

Ao que apurou o Jornal dos Desportos, este foi o motivo por que numa primeira instância a federação deu razão ao Santa Rita, mas depois recuou na decisão e devolveu os 3 pontos ao Progresso da Lunda Sul, além de multar os católicos por denunciarem suposta irregularidade.

O Santa Rita de Cássia contínua a reclamar para si os pontos do jogo com o Progresso da Lunda Sul, mas este diário soube que a federação vai se manter irredutível, pois não vê motivos para dar ouvidos aos protestos dos católicos. "As medidas foram tomadas com base nos regulamentos da própria federação, tudo está a ser resolvido com base no que está escrito, alguém levantou uma situação que se provou falsa e foi sancionada por isso", justificou-se a nossa fonte.

Nas provas em posse dos" católicos", todos os boletins de jogos com os amarelos a Cabibi estão na nossa edição de terça-feira, 8 de Agosto, onde salta à vista o facto de um dos documentos não ter a assinatura do árbitro principal. Trata-se do jogo Progresso da Lunda-Sul - 1º de Maio, nos outros boletins já aparece a assinatura de quem apitou.

 O Jornal dos Desportos soube que o Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol tem em mãos vários casos semelhantes ao levantado pelo Santa Rita de Cássia. A nossa fonte evitou falar de provas forjadas, mas prometeu que nos próximos dias podem ser dados passos para impedir que este tipo de coisas manchem o curso normal do campeonato.