Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Ferrovia do Huambo vence primeira volta

Augusto Panzo, Cacuaco - 25 de Abril, 2019

Equipa do Huambo consolidou a liderana aps a vitria sobre o Jackson Garcia de Benguela

Fotografia: Antnio Soares | Edies Novembro

A equipa do Ferrovia do Huambo sagrou-se campeão da primeira volta do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, vulgo Zonal de Apuramento, ao Girabola, mercê do triunfo de 3-1 diante do Jackson Garcia FC de Benguela, em partida a contar para a nona jornada.
O clube do Planalto Central encerrou este turno da prova com 17, fruto de cinco vitórias, dois empates e uma derrota, ao cabo de oito partidas disputadas na competição de acesso à maior prova de futebol do nacional.
Na segunda posição ficou o Benfica o Lubango que, à semelhança do conjunto do Huambo, venceu o Domant FC do Bengo pelo mesmo resultado e, passou a somar 16 pontos, menos um que o líder.
Em Benguela, a formação do Wiliete Sport Clube beneficiou da falta de comparência da equipa do AKC do Cunene, facto que ajudou a somar mais três pontos ao seu valor, caso a FAF assim considere, razão pela qual, fecha este primeiro turno em terceiro lugar, com 14 pontos, à frente do 1º de Maio de Benguela que venceu o Sporting, também de Benguela por uma bola sem resposta e fez 13 pontos em quarto lugar.
Na quinta posição vem o Jackson Garcia FC de Benguela, derrotado no Planalto Central, razão pela qual não conseguiu superar os 11 pontos que trazia à entrada da ronda anterior.
O Domant FC do Bula Atumba terminou a primeira volta em sexto lugar, com 10 pontos, depois de consentir a derrota no Lubango, numa prova em que o representante do Bengo para lograr os seus objectivos terá de correr muito na segunda volta.
O Paulo FC do Dande que observou folga por força do calendário, terminou em sétimo lugar, com oito pontos, ao passo que o Sporting de Benguela é o oitavo e último da tabela, com três pontos.
Ao longo das nove jornadas foram marcados 76 golos, sendo que a primeira ronda foi a que mais golos registou, num total de 14, e a terceira e a sétima jornada foram as menos produtivas, com cinco tentos cada.
O conjunto do Ferrovia foi igualmente o que melhor artilharia teve, ao concretizar 16 golos, ao passo que, o Sporting de Benguela foi o que menos pontaria teve ao conseguir apenas dois tentos durante as nove jornadas. Um sinal de alerta vermelho para a formação do AKC do Cunene, que poderá sentir a mão pesada da FAF, caso tenha mais de duas faltas de comparência consecutivas ou três alternadas, conforme orientam os regulamentos administrativos da prova.
A segunda volta do Zonal de Apuramento arranca no próximo sábado, dia 27 do corrente, caso não venha haver outro factor impeditivo ou que obrigue à alteração dessa data, tal como apurou o Jornal dos Desporto  .