Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Fof falha recepo aos lundas

Jorge Neto - 24 de Maio, 2018

Avanado militar recupera da leso contrada no jogo diante do 1 de Maio de Benguela

Fotografia: KINDALA MANUEL | Edies Novembro

O avançado Fofó desfalca, por lesão, a equipa do 1º de Agosto, sendo a principal baixa do conjunto militar para a recepção ao Sagrada Esperança da Lunda Norte, amanhã às 17h30, no estádio 11 de Novembro, de acerto à 14ª jornada do Girabola Zap.
O jogador saiu tocado no desafio realizado no último domingo, diante do 1º de Maio de Benguela, onde os agostinos venceram por 1-0, e está em fase de recuperação. Esta época o avançado tem estado a contrair várias lesões, que o impede de dar o seu contributo aos rubro-negro de forma regular.
O reforço contratado ao Progresso Sambizanga desfalcou os campeões nacionais nas deslocações frente ao Bidvest Wits da África do Sul, que qualificou os rubro-negro à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, 21 anos depois, e diante do Recreativo do Libolo, pontuável para a 8ª ronda da competição interna, além de outras partidas do Girabola Zap.
O avançado soma dois golos na sua conta pessoal e tem sido uma das apostas no ataque da formação orientada pelo sérvio Zoran Maki. Aliás, tem sido um dos reforços mais utilizados a par dos congoleses Jacques (avançado) e Mongo (médio).
Do mesmo modo, o lateral esquerdo Natael volta a estar de fora das opções da equipa técnica por ainda não recuperar da mazela contraída num dos treinos. O defesa tem vivido uma época irregular, apesar de ter iniciado o campeonato nacional na condição de titular.
Em relação a equipa, a vitória diante do 1º de Maio de Benguela motiva os jogadores para a recepção ao conjunto diamantífero, tendo consciência das dificuldades que terão  pela frente, mas sempre virados para a conquista dos três pontos. Um triunfo sobre o Sagrada Esperança da Lunda Norte coloca os campeões nacionais na liderança da competição, ultrapassando o Interclube, actual líder.
Os outros dois desafios em atraso, diante do Sporting de Cabinda e do Cuando Cubango FC, remetem o 1º de Agosto a uma condição de gestão do plantel, de modos a poder contar com todos os jogadores durante a presente época.
Os militares encaram com muita responsabilidade os últimos três jogos que vão disputar em 10 dias, pois em caso de vitória terminam a primeira volta do Girabola Zap na liderança e com uma vantagem confortável sobre os seus mais directos concorrentes.

GOLEADOR
 Jacques “economiza” nos golos


Contratado esta época pela direcção do 1º de Agosto para liderar o \"posto avançado\" da equipa, o congolês democrático Jacques tem \"economizado\" nos golos, tendo apenas dois marcados no Girabola Zap, quando os militares têm ainda três jogos para fechar a primeira volta da competição.
O goleador contratado ao Kabuscorp do Palanca deixou as suas impressões digitais no jogo da 11ª jornada, diante do Domant FC, onde os militares venceram por 3-1, com golos igualmente de Geraldo e Ibukun. O avançado militar voltou a marcar na deslocação ao estádio 22 de Junho, na vitória frente ao Interclube, por 1-0, jogo referente à 13ª ronda. O congolês democrático é uma das referências do ataque do bicampeão nacional, onde constam Geraldo e Fofó, mas a realidade tem sido difícil para o jogador nesta sua época de estreia com a camisola rubro - negra.
No desafio de amanhã à tarde, diante do Sagrada Esperança, existe a expectativa se o congolês democrático vai voltar aos golos ou se vai manter a apatia que o tem caracterizado nesta primeira volta.