Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Formao militar com nove totalistas

Jorge Neto - 24 de Março, 2016

Goleador Gelson preferncia no ataque do 1 de Agosto e j jogou quatrocentos e cinquenta minutos

Fotografia: M.Machangongo

O guarda-redes Dominique, os defesas centrais Massunguna e Sargento Ekundi, o lateral direito Isaac, os médios Jumisse e Ibukun e o avançado Gelson fazem parte do grupo de jogadores da equipa do 1º de Agosto, que são totalistas nas cinco primeiras jornadas do Girabola Zap 2016.

Os sete jogadores estão em excelente momento de forma desportiva, o que justifica as boas exibições e a classificação que os militares ocupam no campeonato, o primeiro com 15 pontos, mercê de cinco vitórias com igual número de partidas.

O lateral esquerdo Paizo e o avançado Geraldo, este último o grande reforço da época também disputaram todos os jogos. Contudo, quer um como outro foram utilizados na condição de titular em alguns jogos e como suplentes utilizados em outros, por isso "boas alternativas" para a equipa técnica liderada por Dragan Jovic.

A filosofia da equipa técnica agostina pressupõe que já dispõe do "onze ideal" e que alterna os jogadores consonante às necessidades dos jogos ou por uma outra casualidade ligada a doenças e castigos federativos.Os líderes do campeonato têm apostado na consistência, defendem o ditado que em "equipa que ganha não se mexe", torna a equipa mais homogénea e concentrada nos seus objectivos, que passam pela conquista do Girabola Zap.

O leque de jogadores lançados em campo compõe -se com o lateral esquerdo Fissy, os médios Buá, Mingo Bile, Milambo, Bruno, Manucho Dinis, Romaric, Ary Papel e o avançado Patrick.

  Neste momento, o campeonato regista uma pausa de 13 dias, em razão dos compromissos da Selecção Nacional que defronta no sábado a sua similar do Congo Democrático, referente ao grupo de acesso à fase final do CAN2 017, no Gabão, em função disso o conjunto militar cedeu Dominique, Isaac, Sargento Ekundi, Ary Papel e Gelson.

Dos cinco atletas rubro -negros convocados pelo seleccionador José Kilamba, apenas Ary Papel não é totalista na equipa. O médio ofensivo foi expulso na segunda jornada, no jogo com o Progresso do Sambizanga,  cumpriu castigo federativo de um jogo com a formação do 4 de Abril do Cuando Cubango na ronda seguinte.