Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Fracasso na Cosafa

02 de Junho, 2018

Palancas fracassam nos objectivos de qualificao aos quartos-de-final da Taa Cosafa

Fotografia: EDIES NOVEMBRO

Angola falhou os objectivos de continuar em prova na Taça Cosafa, ao empatar ontem sem golos diante do Malawi, em jogo da terceira e derradeira jornada da fase de grupos da Taça Cosafa, disputado no Estádio New Peter Mokaba, em Limpopo, na África do Sul.
A depender de terceiros para lograr a qualificação aos quartos-de-final da prova regional, os Palancas Negras mostraram-se impotentes, mais uma vez, para justificar o favoritismo que lhes era atribuído no confronto com as Chamas (designação da selecção do Malawi).
Para continuar em prova, o combinado nacional precisaria de vencer o jogo e esperar por uma derrota do Botswana, que cilindrou as Ilhas Maurícias por contundentes 6-0. Ou seja, ainda que a selecção do Botswana perdesse, Angola estaria afastada da fase seguinte.
O Botswana venceu o grupo B, com sete pontos, mérito que o coloca nos quartos-de-final do torneio. Já Angola encerrou a fase de grupos na segunda posição, com quatro pontos. As Ilhas Maurícias é o terceiro, com três, ao passo que o Malawi quedou-se no último lugar, com apenas dois, fruto de dois empates.  Nas últimas edições, os Palancas Negras têm falhado constantemente o apuramento para os quartos-de-final do torneio, depois dos triunfos em três ocasiões (1999, 2001 e 2004), com os treinadores  Djalma Cavalcante, Mário Calado e Oliveira Gonçalves. Na edição anterior, disputada em 2017, na cidade sul-africana de Rustenburgo, Angola perdeu a qualificação no coeficiente de golos, com a selecção da Tanzânia, ao terminarem ambas com cinco pontos.

TORNEIO IMOGESTIN
Finalistas são conhecidos  hoje


As equipas da Rádio Kairós-TPL e do Banco BAI-Rádio Mais disputam hoje, a partir das 9h00,  no Complexo Manuel Berenguel, a passagem para a final do Torneio de Futsal da Imogestin, em alusão ao 20º aniversário da instituição. Perspectiva-se desafios renhidos  e equilibrados, numa fase em que as quatro equipas em prova estão proibidas de perder, sob pena de verem adiado o sonho de passar para final. O quadrangular está a ser disputado com oitos equipas, em três fases, a eliminar. Na ronda inaugural a formação da Rádio Kairós garantiu a passagem para a fase seguinte do torneio ao bater a equipa anfitriã, Imogestin, por 4-1. No segundo jogo do dia, o Banco BAI goleou a ENSA por cinco bolas a uma. Uma hora mais tarde, no mesmo recinto, a formação da Interdigitos - Tecnologias de Informação e Comunicação viu o sonho adiado após perder por 3-2, diante do Tribunal Provincial de Luanda. Já a Rádio Mais venceu o Griner Engenharia S.A nas grandes penalidades, por quatro bolas a três, depois do empate a duas,  no tempo regulamentar. A prova organizado pela Imogestin, teve inicio a 26 de Maio e termina a 9 de Junho.