Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Gelson prega susto na preparao

Jorge Neto - 18 de Agosto, 2016

Gelson tem sido o grande abono de famlia para a formao rubro e negra

Fotografia: Santos Pedro


O melhor marcador do campeonato, Gelson, pregou ontem um susto à equipa técnica do 1º de Agosto ao sair mais cedo do treino, após um choque com Milambo, e ficou entregue ao corpo médico para fazer gelo, estando condicionado para o clássico de sábado às 15H00, no estádio de Calulo, diante do Recreativo do Libolo, em desafio referente a 22ª jornada do Girabola Zap. 

O goleador com 18 golos marcados é uma peça fundamental no conjunto orientado por Dragan Jovic e constitui uma prioridade para o fisioterapeuta da equipa recuperar o jogador e entregá-lo em perfeitas condições físicas à tempo voltar a entrar nas opções do técnico bósnio.Gelson tem sido o grande abono de família para a formação rubro e negra, colocando os "agostinos" numa posição de alguma dependência dos seus golos, pois quando não marca a equipa sente mais dificuldades para conquistar a vitória e atinge números mais reduzidos.

A título demonstrativo, nos seis jogos disputados na segunda volta do campeonato o camisola 27 marcou quatro golos, curiosamente bisou diante do Benfica de Luanda, na 16ª jornada, na vitória por 2-0, e frente a Académica do Lobito, na 19ª, goleada por 5-0.Nos desafios em que Gelson falhou o alvo, os "agostinos"  finalizaram apenas uma vez ou ficaram em branco. Na 17ª ronda empataram a um golo diante do Progresso do Sambizanga, depois foram travados com um nulo diante do 4 de Abril, na 18ª. Nas duas últimas jornadas, derrota frente ao Progresso da Lunda Sul, por 0-1, na 20 ronda e a vitória diante do Recreativo da Caála, por 1-0.

O jovem avançado que despede-se da formação militar no final da época, rumando para o Sporting de Portugal, vem batendo todos os seus recordes pessoais. No ano passado dividiu o segundo lugar da artilharia da equipa com 10 golos, somente atrás de Ary Papel, com 12.Na última conferência de imprensa feita por Gelson, no ex-RI20, na antevisão da recepção ao 4 de Abril do Cuando Cubango, referente a 3ª jornada do campeonato, o jogador apontou os seus principais objectivos.

 " O meu objectivo é marcar o maior número de golos possíveis, no ano passado eu só conseguia fazer um golo por jogo e este ano penso em fazer mais dois, três por ai. Além disso, ser campeão é um dos meus objectivos, gostaria de sair daqui e deixar o 1º de Agosto campeão. Espero conquistar títulos com o clube e sair daqui com a cabeça erguida",  rematou.

DEFESA
Diakité em dúvida no jogo com o Libolo


A defesa da equipa do 1º de Agosto apresenta algumas duvidas para a deslocação a Vila de Calulo, onde no sábado defronta o Recreativo do Libolo, no desafio de destaque da 22ª jornada. As duvidas estão ligadas ao regresso do central Diakité, esteve a recuperar de uma pubalgia, mas já regressou aos trabalhos de preparação, depois de dois jogos ausentes. Ainda não é dada como certa a presença do experiente jogador maliano, 35 anos, pelo que, os dias que restam até ao clássico serão decisivos.

Do lado esquerdo da defesa tem sido estudada a hipótese de adaptação do extremo Romaric, que concorre com a oposição de Paizo. Os treinos têm sido bastante intensos e a equipa técnica espera tirar o máximo proveito de cada atleta, que for lançado em campo.A ausência confirmada é a do lateral esquerdo Paizo que recupera de uma lesão na perna, volta a ficar de fora pelo quinto jogo consecutivo nesta segunda volta.