Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Gelson pressiona Brito na liderana

01 de Março, 2016

Atacante militar mantm a veia goeladora

Fotografia: M. Machangongo

O atacante Gelson ao apontar dois golos na vitória do 1º de Agosto com o Progresso do Sambizanga, no dérbi mais antigo da capital, igualou o avançado Brito na liderança da lista dos melhores marcadores do campeonato nacional, mas com um jogo a mais do que o outro concorrente, que só entra em campo amanhã.

Se mantiver essa eficácia,  marcar em todas as jornadas o atleta da formação militar entra na concorrência como um dos sérios candidatos à conquista do troféu, antes de partir para o novo desafio na  carreira, jogar no exterior do país.

O ponta - de - lança, que foi o segundo marcador do 1º de Agosto na época passada depois de Ary Papel, joga numa posição favorável e tem hoje mais maturidade, está mais entrosado com a equipa,  por sua vez aumentou a competitividade com a entrada de Geraldo, “dono” de apurada técnica e qualidade de passe.

Quanto ao atacante Brito, o cabo-verdiano ao serviço do campeão nacional no segundo ano com a camisola da formação do Libolo espera levar para a Galeria de Calulo o inédito troféu. Com um "hat - trick" no arranque da prova, provou que está de pé “quente” para ajudar a formação libolense a revalidar o título.

O 1º de Agosto é o detentor do maior número de golos marcados num Girabola, mas há 17 anos que não consegue esta distinção, mesmo sendo o segundo maior vencedor da prova (9 títulos), depois do Petro de Luanda (15).

O primeiro goleador da história do Girabola foi João Machado (actual treinador do primo -divisionário 4 de Abril), com 18 tentos, ao serviço dos Diabos Verdes na temporada de estreia em 1979.