Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Girabola atarefa equipas

Pedro Augusto - 09 de Fevereiro, 2017

Uigenses tm situao administrativa resolvida defrontam o Libolo na abertura do campeonato

Fotografia: Jos Soares

Com o arranque da 39ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, aprazado para amanhã às 15h00 no Estádio 4 de Janeiro, no Uíge, com o desafio entre o Santa Rita de Cássia FC e o Recreativo do Libolo, as equipas efectuam os acertos no campo administrativo e de treino com vista a boa participação na temporada.

O regresso do Girabola Zap aos Estádios, três meses depois da disputa da última jornada da competição anterior que consagrou o 1º de Agosto como campeão nacional, vai ter como grandes novidades a presença dos estreantes Santa Rita de Cássia FC do Uíge, o  JGM Académica do Huambo, e o regresso do histórico FC Bravos do Maquis.  

O Santa Rita de Cássia FC, um dos estreantes da prova, tem desde ontem  a sua situação administrativa resolvida, com a inscrição do plantel na Federação Angolana de Futebol (FAF). Deste modo, o representante das terras do bago vermelho afastou a possibilidade de perder por falta de comparência na primeira jornada do campeonato, o que era desastroso para a população uígense  que está ávida por futebol de "primeira água".
 
O Recreativo do Libolo perdeu no sábado o jogo de abertura da época, por 1-0, diante do 1º de Agosto, para a Supertaça, faz os acertos da estratégia para a "Operação Uíge" em solo luandense.

O "repescado" 1º de Maio de Benguela, que num espaço de três meses esteve entre o infortúnio e a glória, pois foi uma das três formações despromovidas no ano passado, trabalha determinada para um arranque em grande no Girabola Zap 2017, em que vai ter como adversário no jogo da primeira jornada, o Recreativo da Caála.

O treinador dos proletários, Hélder Teixeira, que na época passada segurou a equipa no meio da prova, este época tem o privilegio de iniciar a preparação e a competição, com o plantel por si escolhido, por isso, está confiante em fazer melhor.

O Kabuscorp do Palanca, depois de uma semana de trabalho na cidade do Lubango, onde realizou alguns amistosos, regressou a Benguela. A equipa palanquina vai defrontar a Académica do Lobito  na primeira jornada do campeonato. O treinador Romeu Filemon tem, praticamente ,"oleada" a máquina para um arranque em grande.

Para além do Santa Rita de Cássia FC - Recreativo do Libolo, agendado para amanhã, a primeira  jornada reserva os jogos, Sagrada Esperança - Interclube, Petro de Luanda - Progresso do Sambizanga, FC Bravos do Maquis - Progresso da Lunda Sul, Académica do Lobito - Kabuscorp do Palanca (sábado), Desportivo da Huíla - Atlético Sport Aviação (ASA) e 1º de Maio de Benguela - Recreativo da Caála (domingo).

PROGRESSO DA LUNDA SUL
Lundas almejam terceiro lugar

A direcção do Progresso da Lunda Sul, equipa sensação no campeonato disputado em 2015 no ano de estreia na competição, em que obteve o sexto lugar e o excelente quarto posto alcançado no ano passado, traçou como meta a terceira posição no Girabola Zap deste ano, com início marcado para amanhã às 15h00, no Estádio 4 de Janeiro, no Uíge, com o jogo Santa Rita de Cássia FC - Recreativo do Libolo.

De acordo como director para o futebol do clube de Saurimo, Floriano Kipossoa, em entrevista ao Jornal dos Desportos, a excelente prestação nos dois primeiros anos de Girabola - 6º lugar (2015) e 4º (2016) - faz a direcção, equipa técnica (agora liderada por Paulo Figueiredo em substituição de Kito Ribeiro) e jogadores, pensarem num melhor desempenho na competição deste ano.

"O estágio realizado em Benguela, em que realizámos seis jogos, dá garantias de uma boa prestação no Girabola deste ano. O plantel dá garantias de enfrentar todos os adversários de igual para igual. Aliás, depois das boas prestações que tivemos no campeonato em 2015 e no ano passado, o nosso pensamento não pode ser outro, ou seja, almejamos o quarto lugar. Tudo vamos fazer por uma boa campanha, porque almejamos ficar em terceiro lugar", disse.

Com um plantel muito reforçado, o Progresso da Lunda Sul apresentou os jogadores à  massa associativa e adeptos, na tarde de terça-feira dia 7, num acto que decorreu no Estádio das Mangueiras e que contou com a presença do director provincial da Juventude e Desportos local, Aníbal Janota. A formação do Progresso da Lunda Sul chegou a Saurimo na segunda-feira, ida de Benguela, onde cumpriu um período de estágio pré-competitivo de 20 dias, durante o qual efectuou seis jogos amistosos com equipas locais, venceu quatro, empatou um desafio, e perdeu igualmente um. Na primeira jornada do Girabola Zap 2017, o Progresso da Lunda Sul desloca-se ao Luena, ao encontro do FC Bravos do Maquis, naquele que será o rebaptismo dos maquisardes num jogo de alta competição, com um dérbi do Leste.
AUGUSTO PANZO

CONTRATAÇÕES
David e Capuco encabeçam reforços

O avançado David (ex-Progresso do Sambizanga) e o médio-ofensivo Capuco (ex-Sagrada Esperança), dois jogadores muito  conhecidos no mercado futebolístico nacional, em função dos respectivos percursos no Girabola Zap, são as principais contratações da equipa do Progresso da Lunda Sul para a temporada futebolística de 2017, aberta no dia 4 em Luanda, com vitória do 1º de Agosto (1-0) sobre o Libolo,  desafio a contar para a Supertaça.

O jogador David notabilizou-se em defesa das cores do Atlético Petróleos de Luanda, transitou por outras equipas da Primeira Divisão, com destaque para o 1º de Agosto e para o Atlético Sport Aviação (ASA).Quanto a Capuco, também carrega experiência do Girabola Zap, competição em que teve como equipas predilectas, o 1º de Agosto e o Interclube.

O Jornal dos Desportos soube do novo director para o futebol do conjunto amarelo e preto, de Saurimo, Floriano Kipossoa, que a direcção do Progresso da Lunda Sul  reforçou o plantel com 12 jogadores.Da lista fazem ainda parte Bebé, que veio do Interclube, mas que esteve a defender as cores aviadoras no Girabola Zap de 2017, e Cabibi proveniente da Académica do Lobito, com passagem no Domant FC, em 2015.

Completa a lista de reforços, Paulino Pedro e Garcia (ex -Porcelana FC), Tchichi (ex - Desportivo da Huíla), Fernandes (ex -Polivalentes do Kilamba Kiaxi), Projecto (ex - Recreativo da Caála), Sténio (ex -Domant FC), Dieu Bulay (ex -Interclube) e Nelasta Edgar (ex -1º de Maio de Benguela).

O conjunto do Saurimo é tecnicamente comandado pelo antigo capitão dos Palancas Negras, Paulo Figueiredo, coadjuvado por Sérgio Nunes, treinador-adjunto de campo, Josimar, técnico de guarda-redes, e Oliveira Ricardo, com a função de preparador físico.                      
AP