Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Girabola Zap regressa em Julho

Augusto Panzo - 20 de Junho, 2016

Segunda volta arranca apenas em Julho

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, vulgo Girabola, na sua primeira versão Zap, continua a observar uma pausa, e só deve regressar aos campos no próximo dia 9 de Julho, data em será disputada a 16ª jornada, primeira do segundo turno da referida prova.

A descrição vem reproduzida no Comunicado Oficial da Federação Angolana de Futebol, com nº 030/SG/016, de 9 de Junho corrente, e resulta de um consenso encontrado entre a FAF e os clubes, na reunião realizada a 8 do mês em curso.

Uma das razões dessa pausa, prende-se com os compromissos dos Palancas Negras, referentes à participação nos jogos eliminatórios para o Campeonato Africano das Nações (CAN) do próximo ano, a ter lugar em Libreville, capital da República do Gabão.

O outro motivo é relacionado à realização de outras competições, designadamente a Taça de Angola nas suas diferentes fases, cuja primeira teve lugar no último fim-de-semana, com a disputa dos 16 avos de final dessa prova.

A meio está, igualmente, o arranque do Zonal de Apuramento ao Girabola do próximo ano, cuja primeira jornada será realizada sábado, dia 26 de Junho corrente.  

No recomeço, o Girabola 2016 terá dois jogos fundamentais, com rótulo de clássico, em que, no primeiro, o 1º de Agosto defronta o Benfica de Luanda pela segunda vez consecutiva, num espaço de três semanas, numa partida que tem igualmente o cariz de derby de Luanda.

Ainda por ordem de importância clássica dos jogos, no outro desafio da aludida primeira jornada da segunda volta a Académica do Lobito recebe no seu complicado "Buraco", um dos seus mais antigos rivais no Girabola, o Atlético Sport Aviação (ASA).

Dando sequência ao calendário da 16ª ronda, o 4 de Abril do Cuando Cubango terá pela frente em sua casa, o Petro de Luanda, e o Progresso da Lunda Sul será visitado no Estádio das Mangueiras pelo Interclube. 

A jornada reserva ainda os duelos Recreativo da Caála - Kabuscorp do Palanca, a ter lugar na vila da Caála, Recreativo do Libolo - 1º de Maio, em Calulo, Sagrada Esperança - CD da Huíla, no Dundo e Porcelana FC - Progresso Sambizanga, em Ndalatando.