Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Goleada à moda antiga

Pedro Augusto - 20 de Abril, 2017

Tetracampeão nacional fez jus ao favoritismo no duelo de ontem no estádio de Calulo

Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O Recreativo do Libolo não teve ontem, em Calulo, compaixão do caloiro JGM do Huambo. No jogo que marcou o seu regresso ao Girabola Zap, depois da proeza africana, o tetracampeão nacional goleou o adversário por seis bolas sem resposta. Se a goleada não merece contestação, dada a competência evidenciada pelo Libolo no duelo, o mesmo não se pode dizer do resultado, pois os comandados de Vaz Pinto tiveram oportunidades para fazer história. Por isso, caso a equipa de Calulo vencesse por uma dezena ou mais golos, não constituiria escândalo.

O voluntarioso Celso Barros teve o privilégio em abrir a \"auto estrada\" que levou o Libolo à goleada sobre o JGM. Um resultado que chegou a ser pouco no primeiro tempo, atendendo a qualidade de jogo e as inúmeras oportunidades criadas pelos donos da casa. O intervalo acabou por ter efeitos positivos para o Libolo, pois a equipa acabou por corrigir a fraca pontaria demonstrada na primeira metade do jogo ao marcar cinco, com Paizinho, aos 78´e 82, a ser o dono da bola nessa etapa do espectáculo.Contudo, antes do \"bis\" do antigo avançado do Caála, o extremo Nandinho e o avançado Fabrício trataram por aumentar o marcador a favor do Recreativo do Libolo, golos que reforçaram a tendência dos libolenses em chegar à goleada, aliás, como aconteceu.

O sexto golo dos libolenses teve a assinatura de Depaizo, numa jogada de insistência, após uma defesa incompleta Mandanda, guarda-redes que esteve mal no desafio, inclusive chegou a \"oferecer\" um tento ao atacante Paizinho.   Antes deste golo, as coisas complicaram-se para o JGM do Huambo, devido a expulsão de Rafa por acumulação de cartões amarelo. O árbitro Airton Carmelino, escolhido para apitar o duelo de acerto da 9ª jornada do campeonato, realizou um trabalho aceitável. Tirando duas  situações em que deveria fazer vincar a disciplina, esteve certo no ajuizamento das situações.