Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Hlder Teixeira na mira dos Sambilas

Avelino Umba - 05 de Dezembro, 2019

Treinador angolano orientou o Recreativo da Cala no comeo da temporada 2019/2020

Fotografia: Contreiras Pipa| Edies Novembro

O treinador Hélder Teixeira, demitido, esta época, no Recreativo da Caála, é aposta da direcção do Progresso Sambizanga para substituir Kito Ribeiro, afastado do comando técnico dos sambilas na passada terça-feira.
A contratação do referido treinador, que regressa ao Sambizanga, depois de ter orientado a equipa na temporada 2018/2019,  tem como objectivo a melhoria da classificação para a manutenção do plantel na primeira divisão, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte do clube sambila.
A fonte contactada pelo nosso Jornal não avançou o tempo de contrato que o novo treinador vai celebrar com os sambilas. Hélder Teixeira, 48 anos, que deixou o Recreativo da Caála por maus resultados, chegou pela primeira vez no Sambizanga em Janeiro de 2018, em substituição, curiosamente, de Kito Ribeiro, que havia abandonado a equipa no final da época 2017, por alegado incumprimentos contratuais e salariais por parte da direcção do clube presidido por Paixão Júnior.
O treinador não confirmou e nem desmentiu, mas uma fonte próxima do mesmo, deixou transparecer que as negociações estão avançadas.
A primeira vez que Hélder Teixeira mereceu a confiança do elenco de Paixão Júnior, o seu nome constava de uma lista em que perfilavam igualmente o português José Dinis, que treinou o ASA, o brasileiro Moacir Júnior e os angolanos Agostinho Tramagal, Mário Soares e Romeu Filemon.
A demissão de Kito Ribeiro, devido aos maus resultados no Girabola Zap, segundo a mesma fonte, aconteceu de forma inesperada, pois o treinador orientou a equipa na terça-feira, no período da tarde, depois do resultado negativo (3-0) obtido no Cuito, diante do Cuando Cubango FC, jogo referente à 13ª jornada do campeonato.
“Não foi uma boa medida a substituição do treinador nesta fase. Foi uma surpresa para o treinador, depois da viagem de regresso do Cuito, onde perdemos por 3-0, com a equipa do Cuando Cubango, orientou a primeira sessão e no final o foi informado da rescisão do contrato”, lamentou a fonte.
A reportagem do Jornal dos Desportos, esteve, ontem, no período da manhã, no clube sambila, para ouvir a versão da direcção, mas sem sucesso, tal como o treinador demitido. 
O técnico Kito Ribeiro deixa a equipa na 13ª posição com 12 pontos na tabela de classificação.