Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Ibukun em dúvida para o dérbi

Jorge Neto - 27 de Abril, 2017

Influente jogador da equipa militar (nº 10) falhou clássico com Libolo

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

O médio central Ibukun constitui a dúvida, na equipa do 1º de Agosto, para o jogo de domingo, às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, diante do Interclube, no dérbi referente à 12ª jornada do Girabola Zap.

O jogador participa do trabalho colectivo desde a semana passada, mas queixa-se ainda de dores, apesar de estar apto, de acordo com o departamento médico, razão pela qual não foi utilizado no clássico da jornada passada, diante do Recreativo do Libolo, em Calulo. O médio nigeriano é peça fundamental na manobra do campeão nacional, habitualmente divide a zona central com Buá, formam uma dupla que se entende muito bem, e por onde começam as jogadas ofensivas da equipa.

A última vez que Ibukun jogou, foi no desafio com o 1º de Maio de Benguela, vitória dos agostinos por 3-0, a contar para a terceira jornada, e desde então,  cumpre um programa rigoroso de recuperação.  Em sentido inverso, o lateral direito Isaac, o extremo Geraldo, e os guarda-redes Tony Cabaça e Antoine Dominique, ainda não recuperaram das respectivas lesões e constituem desfalques para o jogo de domingo.

Ontem de manhã, no campo do ex-RI20, os militares iniciaram a preparação com vista ao dérbi, depois do regresso de Calulo na segunda-feira, e da folga geral na terça-feira. Em destaque esteve a correcção dos erros cometidos diante dos libolenses, principalmente defensivos, pois a equipa deixou escapar a vitória, devido a uma falta que resultou em penálti, prontamente assinalada pelo árbitro António Dungula. Pela primeira vez, neste campeonato, os pupilos de Dragan Jovic consentiram dois golos num jogo, situação que a equipa técnica pretende evitar nos próximos desafios, a começar pela recepção aos polícias.

Por outro lado, o ataque continua a facturar e os dois golos marcados demonstram  atravessar um bom momento. Entretanto, dos 19 golos que somam, e divide a artilharia com o Sagrada Esperança da Lunda Norte, nenhum foi apontado de penálti.

Depois de perder a liderança do campeonato, na jornada passada, devido ao empate a dois golos na deslocação a Vila de Calulo, os campeões nacionais estão apostados em recuperar o primeiro lugar, contam com os deslizes dos adversários directos.

REFORÇOS
Bobó e Natael no trio totalista


O médio Buá, o defesa central Bobó, e o lateral esquerdo Natael, formam o trio de jogadores totalistas na equipa do 1º de Agosto, no Girabola Zap 2017, são por isso, os mais utilizados pela equipa técnica liderada por Dragan Jovic.

O grupo era composto por um quarteto, mas o guarda-redes Tony Cabaça deixou de fazer parte, após contrair uma lesão que o afastou do clássico de domingo diante do Recreativo do Libolo, referente à 11ª jornada.

Assim, o número de atletas que merecem a confiança da equipa técnica dos campeões nacionais está a reduzir aos poucos, devido às lesões e, às vezes, por opção técnica. Os jogadores têm consciência de que a concorrência no plantel é enorme, pois, está mais equilibrado este ano, tal como referem os próprios atletas.

Só assim se justifica que Dragan Jovic aposte na rotatividade de alguns jogadores, de modos a dar minutos à grande maioria, aproveita a qualidade que tem à disposição em todos os sectores. Até ao momento, os rubro -negros ainda não repetiram o mesmo \"onze\" inicial, e os resultados estão próximos dos desejados.

Enquanto Buá é um jogador habituado às rotinas da equipa, há mais de quatro anos que veste a camisola rubro -negra, Bobó e Natael são dois reforços contratados esta época, para colmatar as insuficiências que havia nas respectivas posições, de acordo com as exigências da equipa técnica militar ,e estão perfeitamente adaptados à filosofia do bósnio Dragan Jovic.                               
JN