Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Interclube e Petro de Luanda medem foras no (22 de Junho)

Pedro Augusto | Jorge Neto - 29 de Agosto, 2009

A vigésima-primeira jornada do Girabola, aberta ontem, com o jogo entre o Benfica de Luanda e o Kabuscorp do Palanca, prossegue hoje à tarde, com duas interessantes partidas.Interclube – Petro Atlético, às 17h00, no estádio 22 de Junho, e Académica do Soyo – Recreativo do Libolo, às 15h30, no estádio dos Embondeiros, são os desafios agendados para hoje.

O campeão, que corre célere para a revalidação do título, vai colocar à prova a competência dos polícias, depois da moralizada vitória sobre os estudantes do Lobito, por 2-1, com Arsénio Ribeiro “Túbia” no comando técnico em substituição do demitido Augusto Inácio.

Os vinte e um pontos que separam as duas equipas na tabela classificativa (48-27), vantagem dos tricolores, não deixa de ser relevante. Porém, os campeões nacionais, que vão ao “22 de Junho” de calculadora na mão, sabem que para alcançar o décimo-sexto triunfo na competição deverão trabalhar muito, pois, os polícias almejam igualmente uma posição confortável no campeonato.

O Petro de Luanda sai do bairro Popular para o Rocha Pinto desfalcado de três importantes jogadores – Sérgio, Tunga e Day Day estão lesionados – mas isso não constituirá empecilho para pensar na conquista dos três pontos, conforme avançou ontem o técnico Bernardino Pedroto.

Igual pensamento têm os polícias do “comandante” Túbia. Deste modo, espera-se por um grande jogo hoje à tarde no estádio 22 de Junho.

Desforra?  
   
O duelo entre a Académica do Soyo e o Recreativo do Libolo, igualmente hoje, no prosseguimento da 21ª jornada do Girabola, será jogado sob o sentimento de vingança. Melhor, a equipa de Calulo vai até ao Soyo com o objectivo de redimir-se da derrota da primeira volta, 2-4, assim como da eliminação nos oitavos-de-final da Taça de Angola.

Mariano Barreto e rapazes sabem que hoje não podem voltar a vacilar – na última jornada perderam em casa com o Benfica de Luanda – porque isso pode comprometer seriamente as aspirações de conseguirem um lugar na Afrotaça 2009.

Contudo, o Libolo deve levar em consideração que não será fácil quebrar a malapata que o acompanha nos desafios ante o Soyo na presente temporada. É que para além da sua capacidade competitiva, os estudantes do mestre Raul Kinanga estão moralizados com o facto da direcção do clube liderado por Alberto Sabino ter pago a maior parte dos prémios de jogo e os dois meses de salários em atraso.

Por isso, uma pergunta se coloca: conseguirá o Libolo bater o Soyo no terceiro jogo entre ambos na presente temporada futebolística?.

Bernardino Pedroto espera por um bom jogo

O técnico Bernardino Pedroto espera por um bom espectáculo, hoje, diante do Interclube, no estádio 22 de Junho, no prosseguimento da vigésima-primeira jornada do Girabola. O português ao serviço da equipa tricolor é de opinião que as duas equipas têm qualidade para tal, mas que no final o seu conjunto conquiste a vitória.
“Acredito que pode ser um bom jogo, porque as duas equipas têm qualidade para isso, mas espero naturalmente que o Petro saia vencedor desta partida”, sustentou o técnico português.

O líder da equipa técnica tricolor reforça a ambição da sua equipa dizendo que os seus pupilos estão preparados e vão jogar com muita responsabilidade.
 “É um jogo que tem muita importância para nós, porque decidimos encarar todos os jogos do campeonato com a máxima seriedade. É este Petro que eu espero neste jogo com o Interclube, porque só desta forma poderemos vencer a partida”, disse o líder da equipa técnica petrolífera.

Bernardino Pedroto admite esperar por dificuldades no desafio ante os polícias, uma vez que o Interclube tem uma nova equipa técnica e isso pode funcionar como um factor de motivação adicional.

“Com certeza que vai ser um jogo difícil para nós e para os nossos objectivos. É mais um clássico, o Interclube mudou de treinador, penso que há uma motivação por parte dos atletas em querer mostrar realmente a sua qualidade. Num derby, encontramos sempre emoções diferentes, tenho a certeza de que vai ser um jogo muito difícil para nós, temos consciência disso”, considerou o técnico antevendo uma partida difícil para o seu conjunto, esta tarde, no estádio 22 de Junho.      

Jorge Neto