Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Jacques e Ibukun emprestados ao Despotivo

21 de Fevereiro, 2019

Atacante congols termina esta poca ao servio dos militares da Regio Sul

Fotografia: Edies Novembro

O avançado congolês democrático, Jacques, e o médio nigeriano Ibukun, deixam a equipa do 1º de Agosto, na segunda volta, e rumam à título de empréstimo, até ao final da época, ao Desportivo da Huíla. Os dois jogadores tiveram desempenhos à quem do esperado no primeiro turno da prova, levando a equipa técnica optar pela cedência dos dois atletas.
Jacques, que ficou em branco no primeiro turno, não justificou o estatuto de melhor marcador dos militares na época passada, culminando com a sua dispensa do plantel às ordens do regressado técnico Dragan Jovic. A sua exclusão da equipa deveu-se ainda ao seu fraco desempenho e não ter  correspondido a expectativa criada em torno do seu valor. 
Com contratação de Mabululu (melhor marcador da equipa, com seis golos) o camisola 20 perdeu algum espaço na equipa, depois de ter sido bastante utilizado pelo técnico Zoran Maki na época passada. Das oportunidades concedidas esta época, não convenceu.
Já o nigeriano Ibukun ainda não fez a sua estreia na presente época, por motivos médicos. Ausente do plantel desde as meias-finais da Liga dos Clubes Campeões Africanos, diante da formação do Esperance de Tunis da Tunísia, o nigeriano não recuperou a tempo de lutar por uma vaga na equipa principal. 
Com a chegada dos dois avançados congoleses democráticos, Dago e Kila, a direcção liderada por Carlos Hendrick e a equipa técnica comandada por Dragan Jovic, decidiram emprestar os dois atletas, tendo em conta as cinco vagas regulamentadas pela Federação Angolana de Futebol (FAF), que limitam o número de estrangeiros nas equipas. Os novos reforços devem chegar sábado à noite ao país.
O congolês democrático e o zambiano mantêm o vínculo com o 1º de Agosto, apesar do empréstimo ao Desportivo da Huíla. Os atletas poderão regressar na próxima temporada, se convencerem  equipa técnica agostina.
O conjunto do rio seco emprestou igualmente ao Desportivo da Huíla, Zé (lateral esquerdo), que, deste modo, regressa ao clube da frente militar Sul, enquanto Nandinho (médio) e Guelor (médio/lateral) reforçam a formação da Académica do Lobito. O guarda-redes Julião vai representar o Recreativo da Caála.
 O 1º de Agosto terminou a primeira volta do Girabola Zap na liderança, com 33 pontos, mais dois em relação a época passada, onde foram também os lideres nesta fase.