Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Jairzinho pede fomento das iniciativas

Arão Martins-Lubango - 19 de Outubro, 2016

Ele não forma só jogadores, mas molda homens para a sociedade.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Jair Sebastião de Castro “Jairzinho” de 25 anos, é jogador da formação do 4 de Abril, do Cuando Cubango, defendeu em entrevista ao Jornal dos Desportos, no Lubango, a importância de se incentivar as iniciativas que fomentam o desenvolvimento do futebol no interior do país.

O médio ofensivo do representante da província do Cuando Cubango no Girabola Zap 2016 reconheceu a evolução do futebol, com a participação de jogadores que despontam em várias províncias do país. Citou o contributo que a Escola Norberto de Castro proporciona na formação de jogadores que já actuam nos diversos clubes do futebol nacional,  como resultado do processo de formação nos escalões de base.

Disse ainda, que a par dos clubes tradicionais na formação de jogadores, como o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, a iniciativa pessoal de Norberto de Castro, seu pai, de criar uma escola de futebol é um contributo valioso para o engrandecimento do desporto em geral, e do futebol em particular, no país.

Deu a conhecer a criação de mais uma escola, na província do Huambo, que congrega um complexo turístico desportivo. Daí, defendeu ser preciso que a Federação Angolana de Futebol (FAF) dê o apoio, na medida em que projectos semelhantes acarretam custos. “Fazer as coisas sozinho não é tão fácil. O contributo que o meu pai presta ao futebol nacional é muito, precisava de ser mais valorizado e reconhecido no país, principalmente em Luanda”, disse.

Jairzinho afirmou que Norberto de Castro além do desporto, exerce um papel importante na formação de talentos, porque tira jogadores de uma província para outra, com muito cuidado. Indicou que sem olhar pela condição financeira, Norberto de Castro arregimentou jovens, como Paizo e Geraldo (1º de Agosto), Beibe (Benfica de Luanda) e outros jogadores de outras províncias, deu aulas, alimentação e formou na área do futebol. Ele não forma só jogadores, mas molda homens para a sociedade.

CLUBE
Positivo desempenho do 4 de Abril

Jairzinho assegurou que os jogadores, equipa técnica, direcção do Clube 4 de Abril, sócios e população em geral, no Cuando Cubango, estão imbuídos da responsabilidade de permanecer o clube no Campeonato Nacional da I Divisão.

A equipa comandada pelo decano dos treinadores, JoãoMachado é constituída maioritariamente por jogadores jovens. “Temos umtreinador experiente e transmite sempre qualidade no trabalho que realizamos. Aprendemos muito com o técnico”, reconheceu.

 O jogador admitiu ser difícil ganhar jogos, no Girabola Zap, em curso. A equipa está a passar por momentos menos bons, por causa de vários factores, como o atraso de salários e outros. Mesmo assim, assegurou que o grupo está a realizar um trabalho salutar no campeonato. O resultado é notado na tabela de classificação geral.

Jogar na província do Cuando Cubango, está a ser uma experiência positiva, e  acrescentou que o Cuando Cubango é uma província em crescimento,  a presença da formação do 4 de Abril, no Girabola, trouxe nova dinâmica na região. Para si, o objectivo dos jogadores é assegurar a permanência da equipa na I Divisão. “Temos um treinador que inspira confiança e qualidade no trabalho”, ressaltou.

A metodologia de trabalho de João Machado, avançou, é salutar em função da especificidade e qualidade de cada jogador, seja dentro ou fora do campo. Assegurou haver união no balneário e há jogadores que já militaram em várias equipas do Girabola, com muita experiencia, como são os casos de Paito, Pilola e Lelo.

Os jogos que restam por disputar até ao termo do Campeonto Nacional da I Divisão, Girabola Zap, são encarados nas hostes da formação do 4 de
Abril, como autênticas finais pelos jogadores, equipa técnica e pela direcção. Reconheceu a competitividade do Girabola Zap 2016. Este ano, referiu, "a disputa está dura, porque as posições, classificações, golos marcados, tudo é realizado com muita intensidade."

 Jairzinho endereçou rasgados elogios à Gelson (1º de Agosto), pelos números marcados no Girabola Zap. Segundo disse, Gelson esteve parado algum tempo e o número de golos demonstra o evoluir do jogador.