Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

JGM em busca de redenção

16 de Março, 2017

Vitória do 1º de Maio na jornada passada deixa treinador dos polícias de sobreaviso

Fotografia: JOSE SOARES

O JGM Académica Sport Clube do Huambo e o Santa Rita de Cássia FC estão a cumprir a época de estreia no Girabola Zap, com desempenhos bem diferentes. Os maus resultados mostram que os planálticos demoram a justificar por que subiram à primeira divisão, porém, se vencerem esta tarde na recepção aos uigenses, é possível que a equipa do Huambo ganhe ânimo e confiança para andar no campeonato.

A visita do Santa Rita de Cássia ocorre na pior altura para o JGM, além da fraca prestação, ainda tem de jogar com um adversário que empatou com o candidato Kabuscorp. Quem obriga um candidato ao título, a correr atrás do prejuízo, traz sempre consigo uma grande moralização, nunca bem-vinda a quem está aflito e sedento de bons resultados, como o JGM.

Todas as teorias estão contra quem joga em casa, porém, a prática pode contornar isso, se a equipa de Águas da Silva for competente o suficiente para começar a fazer um novo começo, a partir desta tarde. Tudo corre mal  ao JGM, como em futebol nada é definitivo, a equipa do Huambo pode contornar a má trajectória que está a fazer.

A goleada sofrida na jornada passada, deixou marcas  quer para o treinador como para o plantel do JGM, pelo que uma vitória sobre o Santa Rita de Cássia minimizava  o que aconteceu no jogo com o Sagrada Esperança. A grande questão que se coloca, é se os anfitriões vão ter pernas para correr, sem receios para a vitória, o mau desempenho nas jornadas disputadas estão a condicionar o mais novo representante do Huambo no Girabola Zap.

O \"fracasso\" do JGM, no campeonato, está visível a todos, seguramente  que o Santa Rita de Cássia não vai usar isso como selo de garantia. O adversário aparenta ser o mais fraco do Girabola ZAP, mas nada indica que vai continuar a ser o bombo de festa de todos, pelo que se o Santa Rita de Cássia adoptar uma atitude sobranceira, é capaz de ser surpreendido.

O JGM e o Santa Rita de Cássia entraram no campeonato com o mesmo objectivo, que é a permanência, pelo que esta tarde vão disputar um dos jogos mais importantes de todo o Girabola Zap. A luta pela manutenção ainda está longe para ser definida, mas os dois contendores sabem que é determinante somar pontos, diante de um concorrente directo.

A balança do favoritismo favorece de maneira nítida o Santa Rita de Cássia, a equipa dá mostras de estar a crescer de jornada a jornada, mas há motivos para acreditar que o JGM pode tentar o impossível para não desperdiçar pontos diante de um adversário do seu campeonato.