Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Jogo de reecontro de dois camaradas

Jorge Neto - 22 de Setembro, 2016

1 de Agosto e Desportivo em duelo da saudade

Fotografia: M. Machangongo

O 1º de Agosto e o Desportivo da Huíla protagonizam no próximo, a partir das, 15H00, no estádio do Ferroviário, um jogo de reencontros por estarem envolvidos, pelo menos, quinze jogadores que já representaram os dois clubes.

O desafio será referente a 25ª jornada e terá esta particularidade, de estarem em campo, lado dos agostinos, Julião (guarda-redes), Sargento (central), Massunguna, (central) Mingo Bile (médio/lateral direito), Manucho Dinis (médio), sabem o que é vestir a camisola do Desportivo da Huíla e defrontar o 1º de Agosto.

No conjunto huilano estarão Lambito (guarda-redes), Elísio (lateral direito), Kumaca (lateral esquerdo), Bruno (médio/central), Danilson Traça (médio), Chiwe (central), Ali (central), Avex (médio central), Tchitchi (médio central), conhecem bem a pressão de estar a representar os actuais lideres do Girabola Zap, daí que vão tentar explorar este aspecto para garantir pelo menos um empate.

Este desafio terá, assim, um particular pendor de grande motivação para os jogadores das terras Altas da Chelas, no sentido de quererem provar que também têm valor para representar a formação do Rio Seco, que não deviam ter saído ou mesmo que ainda podem regressar.

O técnico Dragan Jovic vai ter do outro lado do banco de suplentes Ivo Traça que também já orientou a formação agostina, bem como a sua equipa técnica.

Por estes motivos, todas as cautelas são poucas para o 1º de Agosto que não quer deixar à sorte definir o resultado final, daí encarar este desafio como se de uma final se tratasse, tendo em conta o objectivo de conquistar o campeonato esta época, e ainda mais, numa altura em que está proibido de perder pontos, tem apenas uma diferença de três, em relação ao segundo e terceiro classificado. Na primeira volta, os agostinos venceram por 2-1.

Hoje às 11H00, no ex-RI20, o técnico-adjunto, Filipe Nzanza, e um jogador a escolha da equipa técnica, vão fazer o lançamento deste encontro que se afigura de grande importância para os líderes do campeonato nacional.

AVANÇADO
Patrick regressa aos golos


O avançado do 1º de Agosto, Patrick Apataki, somou o segundo golo na sua conta pessoal na jornada anterior, diante do Porcelana FC, ditando a vitória dos líderes do campeonato nacional naquela deslocação ao Cuanza Norte.

O jogador contratado ao Sagrada Esperança da Lunda Norte para reforçar o conjunto militar na presente época, apesar de ter poucos golos, tem a particularidade de quando o faz, garante os três pontos para a sua equipa.

No triunfo de 2-1, no domingo passado, no estádio dos Dinizes, o camisola 18 entrou no segundo tempo, numa altura em que o placar firmava um empate a um golo e o avançado tratou de ditar o desfecho do jogo, depois de Geraldo ter adiantado os agostinos através de uma grande penalidade no primeiro tempo e Megue ter restabelecido a igualdade.

Patrick fez a sua primeira finalização na vitória de 3-1 sobre o Progresso da Lunda Sul, na primeira volta, 5ª jornada, no estádio 11 de Novembro. Neste desafio, Dani Massunguna e Ary Papel deram a vantagem a equipa, mas  foi o golo de avançado que confirmou a vitória dos rubro e negros, quando o resultado estava 2-1, e o conjunto lunda tentava a igualdade.

A concorrência dentro da equipa torna difícil a vida de Patrick, além de estar no primeiro ano no plantel, tem um colega, Gelson, que é tão somente o melhor marcador do campeonato com 19 golos.
JN