Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Jonathan tem proposta na Turquia

Avelino Umba - 22 de Fevereiro, 2017

Jogador representou os Camarões no CAN do Gabão

Fotografia: Contreiras Pipas

O lateral esquerdo Jonathan, contratado na época passada pelo Progresso do Sambizanga,  por dois anos, pode não honrar a totalidade do compromisso com a direcção presidida por Paixão Júnior. O defesa camaronês, segundo soube o Jornal dos Desportos, recebeu proposta de um clube da primeira divisão da Turquia, cujo nome não foi revelado pela fonte. 

A fonte contactada pelo JD, não precisou detalhes. Contudo, o vice-presidente para futebol dos sambilas, Manuel Dias dos Santos, abordado sobre o assunto pela nossa equipa de reportagem, confirmou o facto, mas assegurou que o jogador tem mais um ano de contrato com o Progresso do Sambizanga, que termina em Dezembro.

\"Confirma-se que o jogador está a ser pretendido por uma equipa turca, mas caso as partes cheguem a um acordo, a transferência só pode acontecer depois do fim do contrato que o jogador tem com connosco (vai até Dezembro deste ano), caso contrário, necessitará de uma negociação\", disse.
Dias dos Santos afirmou, por outro lado, que o jogador camaronês veio a Angola pela mão do Progresso do Sambizanga, dado que nunca tinha saído do seu país.

\"É um jogador que nunca tinha saído do seu país (Camarões) e a primeira vez que o fez, foi graças ao Progresso\", realçou o dirigente sambila. Ainda de acordo com o vice -presidente para o futebol do Progresso do Sambizanga, Jonathan esteve ao serviço da selecção do seu país no Campeonato Africano das Nações, CAN que decorreu de 17 de Janeiro a 5 do corrente, no Gabão, com a consagração dos Leões Indomáveis. 

Terminado a competição africana, o jogador continua no seu país, onde esteve a tratar de  assuntos migratórios. \"O Jonathan representou a selecção do seu país, no CAN do Gabão. Terminada a competição, o jogador esteve impossibilitado de regressar na data prevista, devido a questões burocráticas relacionadas com o processo migratório. Estamos em contacto com o mesmo, e tudo está aposto para o seu regresso ainda este final de semana, ou seja, entre o sábado ou o domingo\", finalizou. 

TRABALHO
Sambilas preparam
recepção ao Libolo

A correcção dos aspectos de finalização devem dominar as sessões de hoje (manhã e tarde) do Progresso do Sambizanga, na sequência da preparação iniciada ontem, no Complexo Escolar e Desportivo, com vista ao jogo do domingo, na Cidadela, diante do Recreativo do Libolo, válido para a terceira jornada do Girabola Zap.  

O desempenho dos atacantes nos dois jogos já disputados (derrota por 2-1, diante do Petro, e empate a duas bolas com o 1º de Maio de Benguela) deixou apreensiva a equipa técnica sambila, pois os jogadores criam boas situações de golo, porém, dificilmente concretizam.
 
A recuperação física do grupo e o aprimoramento de aspectos técnicos e tácticos atarefaram os sambilas na primeira sessão da semana. O lateral direito Eliseu abandonou o treino cinco minutos antes de término, devido a fortes dores no joelho direito, fruto do jogo anterior. Fez tratamentos médicos com o fisioterapeuta Eduardo Ramon.

A sessão que teve início às 10h00, foi marcada com regresso do guarda-redes Landu,  recuperado de uma lesão no ombro direito. O guarda-redes mais novo dos sambilas, depois de Nyame, Bodrick e Titi, lesionou-se numa das sessões de treino no estágio pré-competitivo, na cidade de Lobito, e trabalha com o grupo sem limitações.