Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Joo Machado fez a diferena na estreia

SRGIO V. DIAS - 09 de Dezembro, 2019

Tal como Carlos Alves, o avançado que detém o melhor registo de golos marcados numa época, e outros tantos jogadores que já se notabilizaram nessa vertente na maior prova do futebol nacional, o nome de João Machado é, inequivocamente, outro dos a ter em conta no Girabola.
O antigo jogador dos Diabos Verdes consagrou-se como primeiro artilheiro da história do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão.
Também apelidado de “Velha Raposa” do futebol nacional, João Machado apontou, ao serviço da sua equipa, 18 golos na edição que marcou o início do Girabola, quando corria precisamente o ano de 1979. Ele que faz parte de família em que pontificam futebolistas, como o caso do seu irmão Armando Machado, também notabilizou-se como treinador.
De resto, chegados aos 40 anos de história, que se assinalaram ontem, dia 8 de Dezembro, é importante lembrar que a maior montra do futebol nacional já produziu em 41 edições disputados nada mais, nada menos, do que 28 goleadores, como se pode constatar na galeria da página 16.
E bem haja para esta competição que nos últimos anos ganhou o cognome de Girabola Zap...