Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Jornada fecha hoje em Calulo

Pedro Augusto - 02 de Maio, 2016

Libolenses em recuperao podem tirar Benfica da terceira posio da tabela de classificao do Campeonato Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A décima jornada do Girabola Zap 2016 que é liderada pelo 1º de Agosto, fica concluída esta tarde em Calulo, quando o Recreativo do Libolo receber no Estádio local, a equipa do Progresso da Lunda Sul. O campeão defronta os "progressistas" lundas com um único objectivo: a conquista dos três pontos em disputa, independentemente da disposição do adversário que vai estar em Calulo com a missão de contrariar o favoritismo dos libolenses.

Com 16 pontos na tabela de classificação, o campeão nacional "ressuscitou" na quarta-feira no jogo de acerto  para a quarta jornada do campeonato,  em que goleou o Atlético Sport Aviação (ASA), por 4-0, dispõe de todas as condições para desapossar  o Benfica de Luanda do terceiro posto da competição.  Uma missão nada impossível, se atendermos à diferença competitiva e os objectivos dos contendores, embora isso não deva ser negligenciado, o Progresso da Lunda Sul tem jogado "olho no olho" com qualquer adversário no Girabola Zap.

O factor casa, a moralizante vitória sobre o ASA e a necessidade de chegar ao topo da tabela de classificação são três factores que jogam à favor do Recreativo do Libolo. Aliás, é voz comum na equipa de Calulo, que daqui para frente as coisas devem andar mais rapidamente, ou seja, vitórias e mais vitórias a cada jornada. Depois de três jornadas atípicas - perdeu um jogo (com o 1º de Agosto por 3-1) e empatou dois (4 de Abril do Cuando Cubango, 2-2, em Calulo) e Académica do Lobito (1-1) - a força competitiva do campeão nacional ficou demonstrada no desafio com os aviadores.

O Libolo não só goleou por 4-0, como realizou uma boa exibição e podia ter feito mais golos.  Ainda assim, a equipa às ordens de João Paulo Costa não pode dormir à sombra dos louros de quarta-feira. O Progresso da Lunda Sul em caso de vitória hoje no Estádio de Calulo, iguala o Recreativo do Libolo com os mesmo 16 pontos na tabela de classificação. Isso, é o que anima a equipa de Kito Ribeiro. Também por isso, todas as cautelas são poucas para o campeão.  O empate caseiro com a equipa 4 de Abril do Cuando Cubango é um amargo,  que com certeza os libolenses não esperam que volte a acontecer hoje, quando até sabemos que os lundas têm uma fraca prestação fora de casa.

JOÃO PAULOS COSTA
“Vamos ter o mesmo Libolo”


O treinador do Recreativo do Libolo, João Paulo Costa, disse aos órgãos de imprensa que doravante o seu plantel vai ter poucas mexidas, em função da capacidade competitiva que o mesmo está a mostrar nos últimos jogos, sobretudo, na partida de acerto ao calendário disputada na quarta-feira, em que venceu o ASA por 4 - 0.Ao fazer uma antevisão ao jogo de hoje às 15h00, no Estádio de Calulo, diante do Progresso da Lunda Sul referente ao encerramento da 10ª ronda, João Pulo Costa deixou bem clara a intenção de vencer a contenda.

À uma pergunta sobre que equipa ia utilizar para esse jogo, o treinador foi peremptório em responder que era a mesma que o Libolo apresentou nos derradeiros desafios do campeonato."Vamos ter o mesmo Libolo que nós encontrámos e no fundo, aquilo que temos vindo a fazer com a nossa identidade, a nossa forma de estar e a nossa atitude. E aí estamos nós prontos a fazer até ao final", prometeu.

Na ocasião, João Paulo Costa elogiou o empenho dos pupilos na partida diante dos aviadores, disse que existe uma boa qualidade de jogo no seio do seu grupo.  "Como viram, isso é o corolário do trabalhos que temos vindo a fazer nos treinos. Nunca duvidámos daquilo que são as nossas capacidades. Viram que a equipa é a mesma, os jogadores também são os mesmos e a qualidade do jogo está cá no seio do grupo. Estamos certamente de acordo que os resultados virão. Somos muito fortes, pelo número de oportunidades que criámos", revelou.

Na óptica do treinador  do campeão, o Libolo que esteve a jogar na quarta-feira revela aquilo que tem sido assumido e criado, naquilo que são as perspectivas da equipa técnica por si dirigida."Sim, essa é a equipa que nós temos assumido e criado naquilo que são as nossas perspectivas. Acreditamos na capacidade da nossa equipa e na competência dos nossos atletas", disse.
 AUGUSTO PANZO