Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Jornadas de quarta-feira com datas

22 de Fevereiro, 2018

Calendrio do campeonato nacional sofre ajuste para uniformizao de acordo com orientaes da CAF

Fotografia: Kindala Manuel | Edies Novembro

A FAF agendou para o dia 14 de Março todos os jogos da sexta jornada do campeonato nacional, salvo alguma alteração de última hora. Os oito jogos serão disputados, numa quarta-feira, com excepção apenas nos horários.
De acordo com o Comunicado Oficial nº 006/SG/18, da Federação Angolana de Futebol, datado de 06 de Fevereiro do corrente ano, as partidas da ronda meia dúzia acontecem a meio da semana.
Estão agendados para esta data as partidas Cuando Cubango FC-Recreativo da Caála, no Municipal em Menongue, Progresso Sambizanga - Sagrada Esperança, nos Coqueiros, 1º de Maio de Benguela - Interclube, no Municipal de Benguela e FC Bravos do Maquis - Desportivo da Huíla, no Mundunduleno, na cidade do Luena.
Completam a ronda os jogos Académica do Lobito - Domant FC do Bula Atumba, a ter lugar no Estádio do Buraco, Kabuscorp do Palanca - Petro de Luanda, no 11 de Novembro, Sporting de Cabinda - 1º de Agosto, no Municipal do Tafe e Académica Sport Clube do Huambo (JGM) - Recreativo do Libolo, no Estádio do Ferrovia do Huambo.
A província de Luanda com mais equipas no Girabola Zap, dos cinco representantes na prova alberga apenas dois jogos e por coincidência um dérbi, o que facilita ainda mais a disputa destas partidas.
À semelhança da sexta ronda,  consta igualmente no referido comunicado que sete, dos oito jogos de décima-segunda jornada do Girabola Zap de 2018 também serão disputados numa quarta-feira, concretamente no dia 25 de Abril. Estando apenas um, reservado para o dia seguinte, isto é, quinta-feira, 26.
Nessa ronda o calendário compreende as partidas FC Bravos do Maquis - Recreativo da Caála, no Mundunduleno, JGM - Sagrada Esperança, no Ferrovia do Huambo e Recreativo do Libolo - Interclube, em Calulo.
Destaque ainda para os duelos Sporting de Cabinda - Cuando Cubango FC, no Municipal do Tafe, Petro de Luanda - Domant FC, no 11 de Novembro, Kabuscorp do Palanca - Progresso do Sambizanga, nos Coqueiros, e Académica do Lobito - 1º de Maio de Benguela, no Estádio do Buraco.
Nota de destaque nesta jornada para o embate entre os benguelenses, equipas com tradição no Girabola e que gozam de uma certa simpatia na província. 
Para encerrar a jornada em causa, teremos no dia seguinte o duelo entre militares, que vai opor o 1º de Agosto ao seu homólogo Desportivo da Huíla.


ÉPOCA 2018
Primeira pausa acontece em Março


O Campeonato nacional da I divisão cumpre esta época o primeiro interregno, entre dias 20  e 30 de Março. De acordo com o documento do órgão reitor do futebol nacional, a pausa acontece entre a sétima e a oitava jornada. 
No aludido período serão disputados jogos referentes à data FIFA por parte das federações interessadas em aproveitarem a oportunidades para testarem as respectivas selecções. De salientar que as partidas não têm carácter obrigatório. 
Com a época 2018 programada para terminar em Agosto, numa imposição da CAF para uniformizar os campeonatos em África, a Federação Angolana de Futebol está apostada em evitar o máximo as paragens no Girabola Zap.
O reajustamento das datas exige da FAF o cumprimento escrupuloso da calendarização, o que obrigou a exclusão este ano da disputa da Taça de Angola, segunda competição futebolística nacional.