Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Jovic projecta mudanças

Jorge Neto - 06 de Abril, 2017

Militares trabalham determinados para uma vaga nos eleitos para o clássico do próximo sábado

Fotografia: João Gomes, Edições Nouvembro

O treinador da equipa do 1º de Agosto, Dragan Jovic, projecta algumas alterações no \"onze\" inicial para  defrontar o arqui-rival Petro de Luanda, no próximo sábado às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, em jogo de destaque da 9ª jornada do Girabola Zap. Depois do triunfo à tangente no último domingo, por 1-0, diante do Santa Rita de Cássia FC, a equipa técnica militar vai alterar algumas \"peças\" no xadrez, o que pressupõe dizer que uns sairão e outros entrarão.

Na sessão de treinos de ontem de manhã, no campo do ex-RI 20, após o regresso da folga no Dia da Paz, ainda não ficou totalmente claro quem serão os jogadores que merecerão a confiança da equipa técnica, pois em várias ocasiões os atletas foram movidos da equipa suplente para a principal e vice-versa.

É certo que a magra vitória frente aos católicos soube à pouco para os campeões nacionais, que se fartaram de falhar oportunidades criadas pelo ataque, daí o desejo de pretenderem uma exibição totalmente diferente daquela diante do arqui-rival. Com os regressos do lateral direito Isaac e do médio central Ibukun, dois jogadores influentes na manobra defensiva e ofensiva dos rubro-negro, é quase certo a titularidade de ambos, embora os treinos ainda não tenham definido essa situação.

Contudo, o objectivo é colocar em campo o melhor \"onze\", onde os médios Show, Medá e Macaia, disputam uma vaga, e os laterais direito Mingo Bile e Isaac igualmente.  Do lado esquerdo existe a dúvida entre Paizo e Natael.

No ataque, a concorrência está cerrada. Nelson da Luz, Diogo Rosado, Guelor, Vado e Rambé são os candidatos a ocupar duas vagas nos extremos e uma no centro do ataque. Tudo está em aberto e os dois últimos treinos antes do desafio(hoje e amanhã) serão determinantes para a definição do esqueleto da equipa que vai entrar de início.

Os jogadores militares estão motivados e demonstram não acusar a responsabilidade em véspera do maior clássico do futebol nacional, onde no ano passado venceram na primeira volta, por 1-0, golo de Isaac, e na segunda perderam pelo mesmo resultado, com tento apontado por Tiago Azulão.

Do lado agostino, dois atletas já vestiram a camisola tricolor, Buá e Isaac, que são influentes no conjunto orientado por Dragan Jovic e reencontram antigos companheiros de equipa. Esta manhã, às 11h00, no campo do ex-RI 20, logo após o treino, o técnico-adjunto Ivo Traça e mais um atleta indicado pela equipa técnica fazem a antevisão do clássico.

APTO PARA O CLÁSSICO
Golos de Nelson rendem seis pontos


O extremo Nelson da Luz já rendeu seis pontos a equipa do 1º de Agosto no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, deste ano, pois os dois golos que marcou diante do FC Bravos do Maquis e do Santa Rita de Cássia FC, ditaram a vitória dos agostinos nos referidos jogos.

O jovem jogador juntou-se a Mingo Bile na artilharia da equipa do 1º de Agosto, agora com dois golos cada, após dar o triunfo na jornada anterior, 8ª, diante da formação uigense e é um dos potenciais candidatos a entrar de inicio no clássico do próximo sábado, no 11 de Novembro, frente ao Petro de Luanda.

Foi aos 86 minutos de jogo, ou seja, quando faltavam apenas quatro para o apito final do árbitro Rodrigues César, que o jovem formado na escola agostina, resolveu decidir o desafio com um remate de fora da área.

O primeiro golo de Nelson da Luz no Girabola Zap 2017 aconteceu na 6ª jornada, diante do FC Bravos do Maquis, aos 33 minutos, onde os militares receberam e venceram os maquisardes, por 2-0, sendo o outro tento apontado pelo lateral Isaac. Nestes dois jogos o camisola 14 do 1º de Agosto foi sempre o primeiro a marcar, sendo  na jornada anterior o único a fazê-lo, enquanto no segundo adiantou a sua equipa no marcador.

O 1º de Agosto que ficou \"órfão\" das suas principais referências do ataque dos últimos dois anos, Gelson e Ary Papel, jogadores que se transferiram para o Sporting Clube de Portugal, esta época está com sérias dificuldades para concretizar as inúmeras oportunidades de golos que cria nos jogos. Aliás, a fraca pontaria dos militares tem sido reconhecida pelo treinador-adjunto Ivo Traça que promete muito trabalho para se inverter o quadro.
JN
 
FICHA TÉCNICA
Filipe esteve
ausente do jogo

O Jornal dos Desportos, no sentido de apurar os factos evocados pela direcção do 1º de Agosto no protesto apresentado à FAF, contactou algumas fontes que reportaram o jogo. O estranho é que em nenhuma delas fazem menção de o Sagrada Esperança ter utilizado o camisola 23, Israel Kipinda Pacote da Silva \"Filipe\", contra o 1º de Agosto no jogo da 7ª jornada do Girabola Zap.

A ficha técnica de que tivemos acesso do referido jogo, disputado  no dia 19 de Março último, no Estádio do Sagrada Esperança, no Dundo, os diamantíferos jogaram com os seguintes atletas: 22 -Yuri (guarda-redes); 2 -Edgar, 3 -Jefferson, 6-Trésor, 8-Tom (30-Patrick), 9 - Guedes, 15-Joseph Femi (10-Francis), 19-Beni, 20 -Joka Palana (11-Búgus Semedo), 21- Cachi e 24 -Jaime Poulson. No banco de reserva ficaram com o técnico Ekrem Asma, 1-Carlos, 16-Jacek Magdzinski e 17- Capita. O jovem atacantes Guedes foi o único admoestado com o cartão amarelo.

A equipa do 1º de Agosto, por sua vez, jogou com 12-Tony Cabaça (guarda-redes); 3-Natael, 4-Bobó, 6-Diogo, 9-Buá, 14-Nelson Luz (8-Gogoró), 19-Paizo, 21-Isaac (18-Vado), 23-Show, 26-Sargento e 28-Medah (27- Rambé). O técnico Dragan Jovic não utilizou 1-Julião, 23-Manucho Dinis, 16-Macaia e Dani. Nesse jogo foram admoestados com a cartolina amarela Bobó, Nelson e Show.

O Conselho Central de Árbitros da FAF indicou como juiz principal o internacional João Amado Ngoma que teve como assistentes Júlio Lemos e Ivanildo Lemos. Para 4º árbitro foi nomeado Ilídio Baptista, afecto a APF da Lunda Norte, ao passo que José de Sá Vasconcelos foi o comissário ao jogo.O golo que culminou com o triunfo do Sagrada Esperança da Lunda Norte, segundo as mesmas fontes, aconteceu no minuto 3, por intermédio do nigeriano Joseph Femi.                       
JG