Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Kabuscorp do Palanca goleia e faz

Augusto Panzo - 23 de Julho, 2009

O Kabuscorp do Palanca retardou a intenção do 1º de Agosto de voltar a segurar o segundo lugar do Girabola, ao derrotá-lo ontem, no Estádio dos Coqueiros, por quatro bolas a duas, com golos de Mbiyavanga aos 33 segundos, Adolfo aos 13, Lamy aos 39 e Mingo aos 50, do lado do Kabuscorp, ao passo que para os militares, marcaram Danny aos 3 e Dockies à passagem do minuto 71.

Num jogo tecnicamente bastante disputado, tal como era esperado, o Kabuscorp foi mais equipa durante a partida, pois teve o mérito de começar a desenhar a vitória logo a meio do primeiro minuto. Numa jogada que parecia inofensiva para a defesa do 1º de Agosto, Mbiyavanga endossou a bola a Lamy e este enquadrou-se na grande área, tendo sido derrubado por Roger, o que valeu a grande penalidade assinalada por João Bastos.

A festa do Kabuscorp durou pouco tempo, pois, dois minutos e meio depois, o 1º de Agosto chegou à igualdade por intermédio de Danny, após uma excelente incursão de Elísio pelo lado direito do seu ataque que culminou na grande área, onde o seu companheiro apenas limitou-se a empurrar a bola para o sítio ideal.

Feita uma fera ferida, a equipa do Palanca tomou as rédeas do desafio, passando a partir do minuto 8 a pressionar a toda dimensão do relvado, obrigando o seu adversário a recuar, o que deu possibilidades ao Kabuscorp de criar espaços suficientes para manobrar até chegar ao 2-1 aos 13, através de Adolfo.

E, mesmo tendo em conta a responsabilidade de que se revestia o jogo para o 1º de Agosto, esta formação manteve-se mergulhada na letargia em que se encontrava, facto que foi bem aproveitado pelo adversário, chegando aos 3-1 no minuto 39, num golo que veio coroar a grande actuação protagonizada pelo meio-campista Lamy, resultado com que se chegou ao intervalo.

Ciente da responsabilidade que tinha no jogo, o técnico Viktor Bondarenko efectuou logo duas substituições simultâneas no reatamento, o que veio dar outra dinâmica no meio-campo, com o recém-entrado Dockies a ser a grande dor-de-cabeça para os defensores palanquenses.

Aliás, fruto desse novo “motor” colocado em campo por Bondarenko, a equipa do 1º de Agosto marcou um segundo golo que, ao que me parece, terá sido mal anulado por João Bastos, ao “entrar na onda” do seu auxiliar Pedro Canombo que indicou um fora-do-jogo.

Mas, ainda assim, foi o Kabuscorp que, logo aos cinquenta minutos de jogo, atingiu o 4-1 por intermédio de Mingo, numa jogada cujas culpas recaem completamente para a defensiva do clube militar, ao mostrar-se bastante permeável naquela etapa do desafio.

Agarrando-se à lógica de perdido por um, perdido por mil, o 1º de Agosto procurou povoar o meio-campo do Kabuscorp, levando sistematicamente o perigo à baliza de Zamba, até que, aos 71 minutos, o irrequieto Dockies conseguiu reduzir o score em 4-2, resultado com que se chegou ao fim da partida.
 


Lamy foi mais uma vez a estrela do jogo 

Apesar de ter sido substituído aos 43´por contrair lesão depois de um choque com dois adversários, o meio-campista Lamy, do Kabuscorp do Palanca foi a estrela mais brilhante do desafio, tendo em conta o que produziu até aquele momento. Aliás, depois de rendido, foi notável a ausência deste jogador em campo, pois, o ataque do Kabuscorp esmoreceu quase completamente, não obstante algumas iniciativas criadas ora por Mbiyavanga, ora por Mingo. Em suma, a sua substituição foi infeliz para a equipa do Palanca.

 

FICHA TÉCNICA


Kabuscorp do Palanca: 4
Mbiyavanga (33 segundos), Adolfo (13´), Lamy (39´) e Mingo (50´).
1º de Agosto: 2
Danny (3´) e Dockies (71´).
Estádio: Coqueiros.
Árbitro: João Bastos.
Assistentes: Pedro Canombo e Abias Moisés.
4º Árbitro: Inácio Cândido.
Comissário: Nzinga Carlos.
Melhor em campo: Lamy.

Kabuscorp do Palanca (4x4x2): Zamba; Raul, Abel, Eduardo e Zinho; Lamy, Fiston, Bakala e Agugú; Adolfo e Mbiyavanga.
Substituições: Mingo rendeu Lamy (43´), Riquinho substituiu Agugú (73´) e Dady entrou para o lugar de Mbiyavanga (83´).
Acção disciplinar: Cartolinas amarelas a Agugú (73´) e Zamba (86´).
Treinador: Drasco Stoijlkovic.

1º de Agosto (4x2x3x1): Pitchú; Elísio, Roger, James e Kumaka; Zé Augusto e Manucho; Fofaná, Danny e Phillimon; Pilola.
Substituições: Roger por Pataca (31´) e Dockies e Mano renderam Kumaka e Phillimon (45´) respectivamente.
Acção disciplinar: Cartões amarelos a Roger (33 segundos) e Zé Augusto (64´).
Treinador: Viktor Bondarenko.