Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Kabuscorp e Benfica aquecem cacimbo

Teixeira Cndido - 29 de Maio, 2015

Benfica e Kabuscorp do Palanca discutem esta tarde ainda que a condio a primeira posio do Girabola

Fotografia: Jornal dos Desportos

Benfica de Luanda e o Kabuscorp do Palanca abrem hoje a última jornada da primeira volta do Girabola2015, no destaque da ronda. É a discussão pela segunda posição da prova.As duas equipas podem desalojar o Recreativo do Libolo no topo, ainda que a condição, pois os campeões nacionais jogam apenas no Sábado, em casa frente à Académica do Lobito. Na penúltima jornada, encarnados e palanquinos empataram os respectivos jogos. Kabuscorp do Palanca, apesar do seu favoritismo desperdiçou pontos, pois, era favorito à vitória. Jogar em casa, tinham todos os predicados para vencerem, porém o Progresso da Lunda Sul fez vida cara aos comandados de Miller Gomes.

O mesmo não se pode dizer do Benfica de Luanda, que de facto arrancou um empate. A águia pode agradecer aos deuses pelo ponto conseguido. Ou aos desperdícios das imensas oportunidades criadas e falhadas pelos avançados militares.Desse modo, os encarnados saíram do Estádio 11 de Novembro felizes com um empates, que lhes mantém a dois do Recreativo do Libolo, comandante da prova. Em caso de vitória hoje, a equipa de Zeca Amaral instala-se na primeira posição. E coloca nos ombros do Libolo toda a pressão.

A mesma oportunidade tem o Kabuscorp do Palanca, porém, a equipa orientada por Miller Gomes está propensa a desperdiçar pontos quando menos se espera. Empatou como Recreativo da Caála, Desportivo da Huíla, Progresso da Lunda Sul e perdeu com o Sporting de Cabinda.
Não seria estranho por isso, que o Benfica de Luanda fechasse a primeira volta com uma vitória.

Os encarnados estão talhados para jogar no contra-ataque,  e o Kabuscorp do Palanca é uma equipa que privilegia o futebol continuado. A condição física da maioria dos seus jogadores não permite fazer uma partida do mesmo estilo. É nesse jogo de estratégias em que pode residir o segredo.Ou seja, o Kabuscorp do Palanca precisa ter cuidado para não desguarnecer a sua defesa, enquanto estiver lançado ao ataque. Miller Gomes sabe melhor que ninguém essa característica do seu adversário.
TC

 

DÉRBI
Benfica prevê jogo muito táctico


O técnico adjunto do Benfica de Luanda, Ivo Campos,  revelou ontem, em Luanda, ao Jornal dos Desportos, que prevê um jogo bastante competitivo e muito táctico, hoje, às 17h00, no Estádio dos Coqueiros, diante do Kabuscorp do Palanca, na abertura da 15ª jornada do Girabola. O treinador referiu que em função da ascensão da equipa encarnada na prova, a conquista dos três pontos é quase uma certeza o que vai permitir distanciarem-se do adversário na pontuação.

Com o mesmo número de pontos na classificação, no plantel da águia vive-se um período de alerta máxima para superarem as dificuldades que vão enfrentar, mas mantém a confiança num bom resultado. "Temos exactamente o mesmo  número de pontos, daí se prever um jogo muito competitivo e bastante táctico, a semelhança do que tem acontecido nos jogos entre as duas equipas. Estamos atravessar uma boa fase e temos de aproveitar esta ascensão", sublinhou.

Zeca Amaral adiantou: "Apesar de todo o respeito que temos pelo Kabuscorp, queremos realizar um bom jogo e tudo vamos fazer para conquistar os três pontos em disputa", declarou, ontem, Ivo Campos. O valor do adversário foi reconhecido pelo adjunto de Zeca Amaral, mas rejeitou a ideia segundo a qual, a formação da águia realizou uma preparação especial para disputar o desafio frente aos palanquinos.

"Não somos uma equipa de futebol profissional. Somos competentes em todos os jogos que disputamos, mas existem partidas em que os jogadores estão mais motivados, e aí temos de aproveitar esse factor, que pode nos facilitar em certos aspectos do nosso trabalho", destacou.O técnico avaliou a prestação do conjunto encarnado e disse que "a dedicação e competência do grupo é a mesma nas trinta jornadas do campeonato ", reforçou optimista.
JN

DESFALQUE
Debele e Bena falham
dérbi na visita ao Benfica


Os encarnados da capital registam entradas e saídas no seu conjunto, mas a equipa técnica garante que a situação está controlada. O médio Hélio depois de cumprir castigo federativo regressa ao plantel e saem o defesa central Debele, por acumulação de cartões amarelo e o avançado Bena, por lesão.

"Isto é programado já durante o período da pré-época, por isso, é que temos vários jogadores no plantel. Temos um grupo de jogadores que nos possibilitam a substituir a qualquer momento qualquer um deles, que não esteja numa convocatória e pode regressar na outra", disse, ontem, o técnico adjunto Ivo Campos.

De acordo com o auxiliar de Zeca Amaral o regresso de Hélio aumenta as opções da equipa técnica para este desafio, em que o objectivo passa pela vitória."Os nossos princípios de jogo e as várias vertentes do sistema que temos aplicado no campeonato, deixa-nos tranquilos e confiantes para conquistarmos os três pontos", disse o membro da equipa técnica das águias.
Jorge Neto