Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Kabuscorp joga melhor fora de casa

Paulo Caculo - 26 de Maio, 2015

Plantel do Palanca volta a trabalhar esta manh no Camama visando o jogo de sexta-feira frente ao Benfica de Luanda

Fotografia: Paulo Mulaza

O percurso do Kabuscorp na primeira volta do Girabola, nos jogos realizados em casa, contrasta com a prestação rubricada nos desafios efectuados na condição de visitante. Ao contrário do que se podia considerar ser natural e óbvio, a maioria dos pontos amealhados pelos palanquinos no presente campeonato foram conseguidos “extramuros”.
E como os números não mentem e  ajudam a dissipar dúvidas, 15 dos 25 pontos conquistados pela equipa de Miller Gomes, no campeonato nacional, foram obtidos “fora de portas”. Foi ainda na condição de visitante que os vice-campeões de 2014 tiveram mais vitórias (quatro) e empataram menos jogos (três).
A estatística demonstra que os palanquinos tiveram melhor prestação nas deslocações ao encontro dos seus adversários. Fora do seu habitat, ainda não sofreu qualquer derrota, facto que os distinguem como a formação que melhor reage à pressão dos jogos “fora de portas”.
Pertence também, ao conjunto do Palanca, o registo de golos rubricados fora de casa em número de dez, contra  oito marcados nas partidas realizadas no estádio dos Coqueiros. Outro dado curioso, é que o conjunto às ordens de Miller Gomes sofre menos golos fora de casa. Na condição de visitado, a sua baliza foi violada sete vezes, contra cinco na qualidade de visitante.

CALENDÁRIO
FAVORÁVEL
Se o percurso da equipa do Palanca se mantiver, tal qual tem sido pautado na primeira volta, talvez a equipa de Miller Gomes venha a dar-se muito bem no final das contas para o título, porque na segunda volta vai fazer a maioria dos jogos (oito) fora de casa. Ao fazer a previsão embalados nesta visão, podemos afirmar que o Kabuscorp tem um calendário teoricamente favorável nas próximas jornadas, com excepção da visita ao Benfica de Luanda, na sexta-feira às 18h00, no estádio 11 de Novembro, para abertura da 15ª ronda do primeiro turno.
E como a equipa tem  boa prestação fora de casa, nas jornadas a seguir, visita o Recreativo da Caála, no Huambo, a Académica do Lobito, em Benguela, o Desportivo, na Huíla, o Progresso do Sambizanga, na Cidadela,  o Sporting, em Cabinda, o Interclube, no 22 de Junho e Progresso da Lunda Sul, em Saurimo. A julgar pela prestação dos palanquinos nos jogos em casa dos adversários, e se a lógica se cumprir como até ao momento na prova, a equipa de Miller Gomes pode fazer uma segunda volta melhor  do que a primeira e quiçá materializar o objectivo traçado para esta época.


PREPARAÇÃO
Palanquinos
recuperam físico

O plantel do Kabuscorp, realizou na manhã de ontem no relvado adjacente ao estádio 11 de Novembro, a primeira sessão de treinos da semana, antes do jogo com o Benfica de Luanda, referente à 15ª e última jornada da primeira volta do Girabola'2015.
O ensaio, que consumiu aproximadamente uma hora e meia, serviu para Miller Gomes e seus adjuntos recuperar a condição física dos jogadores, na sequência do segundo empate consecutivo e sem golos, averbado em casa, diante do surpreendente Progresso da Lunda Sul.
A realização de exercícios de regeneração física e de gestão de esforços, dominaram a preparação dos palanquinos, coordenados por Luís Cruz, um dos treinadores auxiliares do Kabuscorp, numa sessão que ajudou a manter o colectivo de atletas dentro dos níveis físicos desejados.
No centro da preparação da equipa está a recuperação de Fiston,  Kivuvu e Boka. Os três jogadores contraíram lesões distintas, mas evoluem muito bem e devem retornar em breve aos convocados. De igual modo, espera-se o regresso de Issama, internacional da selecção da RDC, que foi dispensado para resolver problemas familiares.
Hoje às 9h00, o vice-campeão nacional efectua nova sessão de treinos, no campo de apoio ao estádio 11 de Novembro. A preparação pode voltar a ser dominada por ensaios físicos, embora de menor carga, deve a última parte do treino ser dominada por exercícios com bola. PC