Kiteculo promete apoio à direcção

O governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, encorajar a equipa do Progresso local a dar o seu melhor
Fotografia: Kindala Manuel
Depois do governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, encorajar a equipa do Progresso local a dar o seu melhor no intuito de alcançar um bom resultado nos jogos que faltam para o término do Girabola, a disposição do grupo de trabalho é de fazerem o melhor em prol do clube.
Em declarações à imprensa, por ocasião da visita de cortesia que efectuou no último dia de treino do Progresso da Lunda Sul, no Estádio Municipal das Mangueiras, o governante incentivou os jogadores a acreditar que é possível permanecerem à primeira divisão.
“Não há jogos iguais e pela qualidade de jogadores que a equipa dispõe podem fazer um bom resultado se acreditarem”, encorajou.
Ernesto Kiteculo prometeu aos jogadores e equipa técnica que o governo provincial e a massa associativa envidarão esforços para resolver os problemas financeiros que atravessam.
“Embora a situação que o país atravessa não seja fácil, faremos o impossível para manter o Progresso da Lunda Sul na Iª divisão do Campeonato Nacional de Futebol Girabola2018”, enfatizou.
Recorde-se que o presidente de direcção, António Jamba, por várias ocasiões clamou por apoio da sociedade local para ajudarem à equipa a ultrapassar as situações que enfrenta.
PROGRESSO DA L. SUL
Hilário Silva descarta surpresa
O Progresso da Lunda Sul aprimorou ao longo da semana os aspectos técnicos, como posse de bola, contra-ataque rápido, finalização e lances de bola parada, visando o jogo desta tarde, frente ao Académica do Lobito, referente à 29ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira Divisão (Girabola2017).
Os trabalhos incidiram-se também nos aspectos psicológicos, de forma a preparar bem os atletas para o derradeiro jogo, a fim de conseguirem os três pontos para continuarem a sonhar com a permanência.
Em declarações à imprensa no final do treino de ontem, o técnico do Progresso da Lunda Sul, Hilário Silva, fez saber que a estratégia traçada para o encontro deste domingo foi bem interpretada, por existir um grande empenho dos jogadores.
“Queremos dar o nosso máximo para vencermos a partida e corrigirmos os erros que tivemos com o 1º de Agosto, na jornada passada, porque não queremos ser surpreendidos em nossa casa”, referiu.
Sublinhou que todos os jogadores estão disponíveis para o jogo, com excepção do capitão Valy, que contraiu uma lesão e volta a desfalcar os lundas nesta fase crucial da competição em que a equipa técnica esperava ter todos os atletas disponíveis.
O encontro está marcado para as 15h00, no estádio das Mangueiras, e será a portas fechadas, por castigo imposto pela Federação Angolana de Futebol (FAF). O Progresso da Lunda Sul ocupa a 13ª posição, com 26 pontos e uma vitória pode relançar a equipa.
ACADÉMICA
Técnico Pelé realça
importância de vencer
O técnico da Académica do Lobito, José Silvestre “Pelé”, considera ser imperioso vencer na deslocação à cidade do Saurimo, para manter vivo o interesse da permanência no Girabola Zap.
O treinador reconhece o potencial do adversário, que à partida detém o favoritismo, pelo facto de actuar no seu reduto e contar com o apoio afectivo e incondicional do seu público, mas realçou que a equipa fez o trabalho de casa para pontuar.
Para esta partida, e que pode definir o futuro das duas equipas esta época na prova, espera-se casa cheia no Estádio Municipal das Mangueiras. O timoneiro dos lobitangas realçou o facto do governador provincial da Lunda - Sul, Ernesto Kitekulo, pedir a presença massiva do público para empurrar a equipa rumo à vitória.
“O Progresso da Lunda -Sul também está numa situação difícil, tudo vai fazer para não perder o jogo. Por isso, não vai ser fácil, a julgar pelo facto de defrontar uma equipa recheada de jogadores com muita experiência de Girabola. Todo o cuidado vai ser pouco, se quisermos vencer a partida”, precisou.
José Silvestre “Pelé” reconhece as dificuldade por que passa a equipa, para livrar-se da situação em que se encontra, mas assegurou que a manutenção continua a depender dos estudantes.
“A equipa entrou numa situação crítica, apesar de jogar bem, mas tem sérias dificuldades de marcar golos. E, quando assim acontece, dificilmente ganham-se jogos. Infelizmente, esta é a dura realidade que enfrentamos. Espero que em Saurimo os golos apareçam e consigamos o merecido triunfo”, ressaltou.
A Académica do Lobito, 12º classificado, com 27 pontos e Progresso da Lunda -Sul (14º/26) estão separados por escasso um ponto, e em caso de vitória a equipa das terras do flamingo chega aos 30 pontos, e em definitivo pode resolver a questão da permanência, isto é, a pensar já na possibilidade da derrota do ASA frente ao 1º de Agosto.
Pelé reiterou, que a sua equipa precisa de contar com as suas próprias forças, para ganhar os jogos que faltam. No seu entender, as duas últimas partidas vão definir o futuro da equipa no Girabola Zap, pelo que não faz sentido esperar pelos erros de terceiros, quando em jogo estão os pontos que podem assegurar a “nossa continuidade na primeira divisão”, acentuou.
Para o embate desta tarde, em Saurimo, o técnico pode apostar no habitual 4x4x2, desdobrável para 4x5x1, formado por Bombasa- Poko, Zebedeu, Lito Kapunge e Filipe- Lourenço, Claúdio, Milambo e Chiló- Ben Traoré e Giresse. JÚLIO GAIANO - LOBITO
edição impressa
subscreverversão impressa
girabola ZAP
-
1
1º de Agosto 29198243:1265 -
2
Petro de Luanda 29202746:1962 -
3
Recreativo do Libolo 29139740:2148
tempo

Max:31ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos